domingo, 10 de agosto de 2014

COMO OS ESPIRITOS INFLUENCIAM NOSSOS PENSAMENTOS E NOSSO COMPORTAMENTO.
                         (De acordo com o “Livro dos Espíritos- Allan Kardec)
            



  
A  influência dos Espíritos sobre os encarnados é muito grande, seno que, na maioria das vezes, os desencarnados dirigem a vida dos que vivem na carne. Sempre temos pensamentos que são nossos mas, muitos pensamentos são sugeridos peA lo Mundo Espiritual ( que muitas vezes chamamos de INTUIÇÃO ou PRESSENTIMENTO).Se a pessoa é Médium pode vir a receber uma psicografia, que nem sempre é uma mensagem de um desencarnado para sua família, mas, poder ser uma obra de arte, uma música, um livro, uma ideia para alguma negócio. Também pode ser um aviso para fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Se o Espírito é evoluído, age com o Bem, caso contrário, age para o Mal.Sabemos que o pensamento é de um Espírito quando parece uma voz que “nos fala”; os nossos  pensamentos são o primeiros; Entretanto não devemos nos preocupar com isso e sempre agir dentro de nossa consciência, tendo em vista sempre o bom comportamento.
Para distinguir o pensamento que nos foi  por um bom ou mal Espírito é fácil; basta analisarmos a ideia e ver se ela é boa ou má;
, se ajuda ou não as outras pessoas, se nos faz bem ou mal, sempre entendendo que os”maus” Espíritos nos lvam a fazer o mal para que soframos com eles, apesar do nosso sofrimento não lhes servir para nada, agem por inveja de verem pessoas felizes e que crescem espiritualmente.
Muitos se admiram e perguntam porque Deus permite a ação para o Mal dos Espíritos sobre os homens e, isto é fácil de entender, pois Deus deixa a pessoa livre para que ela aja de acordo com sua vontade e estes Espíritos são instrumentos para testar nossa fé e nossa influência em fazer o Bem; devemos saber que atraímos este tipo de influência quando desejamos ou quando temos pensamentos fora da Lei do Amor. Devemos ser fortes e enão escutar a voz dos Espíritos que nos transmitem maus pensamentos, que nos incitam à discórdia e as más paixões, sabendo que eles se aproveitam de situações que vivos ou  provocam situações para agir sobre nós. O perigo da má influência de um mau Espírito é que pode chegar AA obsessão, à possessão, que é quando o Espírito age sobre o corpo de um encarnado como se o corpo fosse dele.

Leia as situações abaixo e diga se o espírito que age é evoluído ou não:

1-      Bethoven, já surdo, acordou uma manhã e correu ao piano, a noite toda ouvira uma linda melodia, que segundo disse, parecia” uma música do Céu”.=, sentou-se ao  piano, e reproduzindo o que ouvira em sonhos, compôs uma linda sinfonia.
2-      Um homem anda pela rua de madrugada e encontra um pacote de dinheiro. Pensa em entregar, mas, uma “voz” lhe diz que “achado não é roubado”.
3-      Quando o avião da TAM caiu matando centenas de pessoas, um rapaz, emocionado, disse que perdeu o avião porque TVE um pressentimento voltou em casa para pegar algo que nem precisava levar na viagem.
4-      Nos EUA, um homem, condenado à Prisão perpétua alegou ao juiz que matou a família porque uma voz lhe dizia, há meses, que sua família seria possuída pelo diabo.
5-      Um rapaz brasileiro, comum, de bom comportamento, matou varas meninas. Ele jura que recebeu orientações para matar as moças porque se morressem virgens, estariam livres do pecado e iriam para o CE.
6-      Uma mulher ia para casa pelo mesmo caminho que fazia todos os dias. Em um dia resolveu usar outro caminho e encontrou um bebê abandonado em uma caçamba de lix0o
7-      Uma mulher teve um pressentimento para ir ao médico. Apesar de nada sentir foi se consultar e descobriu que estava com câncer em fase inicial. Ela foi curada.
8-      Um compositor disse na TV que “letra e música vieram na minha cabeça”, como se alguém cantasse para ele; gravou a música, que é um grande sucesso nacional!
                      
Estas são diversas formas pelas quais os Espíritos interferem em nossas vidas. Infelizmente, muitas vezes, sofremos a influencia dos espíritos in luz, geralmente com trágicas consequências para nós e para outros. É importante vigiar e oara para não cair em tentação, bem como receber as orientações dos Bons mensageiros de Deus.
Salve Deus.



FILHOS PRÒDIGOS: Reflita se você é.

Salve Deus.
Neste dia dos Pais cabe esta reflexão acerca do nosso comportamento como filhos. Seremos tambem filhos pródigos? Como é o nosso comportamentos com os nossos pais? Faça um exame de consciência nesta dia e cresça mais um pouquinho!






        "E caindo em si disse: Quantos jornaleiros de meu Pai
           tem abundância de pão e eu, aqui, pereço de fome"
                                             (Lucas 15:17.)


Examinando-se a figura do filho pródigo, toda a gente idealiza um homem rico, dissipando possibilidades materiais no festins do mundo.
Os filhos pródigos não respiram somente onde se encontra o dinheiro em abundância. Acomodam-se em todos os campos de atividade humana, resvalando-sem em atividades diversas.
Grandes cientistas da Terra são perdulários da inteligência, destilando venenos intelectuais, indignos da concessão de que foram aquinhoados. Artistas preciosos gastam, por vezes, inutilmente, a imaginação e a sensibilidade, através de aventuras mesquinhas, caindo, afinal, nos devãos do relaxamento e do crime.
Em toda a parte, vemos os dissapadores de saber, de tempo, de saúdes, de oportunidades...
São eles que, contemplando os corações simples e humildes, em marcha para Deus, possuídos de verdadeira confiança, experimentam a enorme angústia da inutilidade e, distantes da paz íntima, exclamam desalentados: 
_ "Quantos trabalhadores pequeninos guardam o pão da tranquilidade, enquanto a fome de paz lhe tortura o espírito!"
O mundo permanece repleto de filhos pródigos e, de hora a hora, milhares de vozes proferem aflitivas exclamações iguais a esta.

Do livro: " Pão Nosso", Pelo Espírito Emmanuel.

MENSAGEM AOS PAIS.


Jesus em nossos corações.





Hoje é dia dos pais e cabe uma reflexão sobre o tema, como pais ou como filhos, para que, movidos por este sentimento de ternura que sentimos de nossos pais, encarnados ou desencarnados, pois, certamente, para a nossa evolução, nos foi dado o melhor dos pais, ainda que muitos desacreditem desta verdade.
Paz e Luz para todos, pais e filhos, que trilham esta senda de crescimento,
A postagem a seguir é transcrita do livro " A liberdade do Espírito- Mensagens de Francisco de Assis", p. 71/72.

" Se tendes o tesouro da paternidade, na Terra alegrai vosso espírito. Tendes a vetira de conduzir almas iguais á vossa que no momento estão como vossos filhos. Grande é o tesouro, mas imenso
também é o compromisso que assumistes para com Aquele que vos entregou o tesouro.
Procurai ver em vossos filhos um irmão com os mesmos direitos. Compreendeis que eles, como vós, vieram aqui para crescer e progredir. O auxílio dos pais está em compreender os filhos e ao mesmo tempo se fazer compreendido por eles. Vossa luta é diária, mas poderia ser bem menor e procurásseis ter mais compreensão.
Tanto vos preocupais com a aparência externa desses entes queridos e vos esqueceisde enriquecer o seu interior. Se conseguirdes fazê-los criar a luz interna, esta será o guia inetrno que os conduzirá pelos caminhos da vida, agora e quando artirdes para a verdadeira Pátria, o munro espiritual.
Os costumes passam, no vestuário e nos adornos, e pouca importância tem, na verdade, a aparência externa dos que peregrinam pelos caminhos do mundo. Porém, a luz interna cria o equilíbrio que lhes conduz com segurança em todos os setores da vida. Isto em qualquer tempo ou era, pois ela se agrega ao espírito como vestimenta eterna. Vestimenta de luz.
Fazei de vosso filho um amigo, cuidando hoje do que ele será amanhã. Tentando hoje impor-lhe a vontade com a força da autoridade paterna, amanhã tereis dele o desprezo pela superioridade que terá adqurido como adulto. Compreendeis que todos tem direito de escolha, visto que cada um será  dado de acordo com seu esforço e vontade.
Uma preocupação deveis ter e esta assumiste com o Criador, que é o compromisso de dar a cada um a formação cristã- diretriz de sua alma e escudos que o livrará dos perigos.
Como só podereis ensinar sendo vós exemplo verdadeiro, orai e ensinai orar, praticar a caridade e insinuai que eles a pratiquem. No exemplo está o segredo do sucesso aqueles que ensinam algo. Tudo conseguireis com paciência, amor e perdão, exemplificando vós o que desejais que eles sejam.
Vós que á conheceis o caminho do Bem, da caridade, das coisas de valor, procurai mostrar-lhes este caminho sem fazer por eles as obrigações. Não procureis poupá-los de todos os encargos, pois ao invés de orientá-los estareis criando-os egoístas e dependentes. Quando não mais estiverdes ao seu lado, em quem se apoiarão? Guiar é mostrar o caminho e não carregar às costas o viajante.
Assim, ao chegardes à Pátria Espiritual, estareis tranquilo e com a certeza de haverdes dado o carinho, o amor, o exemplo, o ensino e, principalmente os caminhos da fé e da fraternidade, iluminando-lhes o interior, o que os fará lembrar-se sempre de vós, porque fostes modelo da moral e do amor.
Este é o conselho do irmão Francisco de Assis.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

A FILOSOFIA BÁSICA DO VALE ( Do Acervo Doutrinário)






Salve Deus. Que o Divino Mestre Jesus ilumine nossa mente e o nosso coração.

A ideia mais simples e mais de acordo com a realidade que se pode ter do Vale do Amanhecer, e a que se trata de um grupo humano de pessoas comuns, as quais, mercê de suas dores e da busca de um lenitivo para elas, decidiram trabalhar para si e para o seu próximo, baseadas nas exortações do Mestre Jesus, resumidas numa série de conceitos sob o título da " Doutrina do Amanhecer", que é também chamada de " O Evangelho do Vale do Amanhecer".
Para que não haja a mínima dúvida quanto a essa Doutrina, os ensinamentos do Mestre  são colocados de forma acessível a qualquer mente, independente de cultura intelectual ou escolaridade.
A Doutrina do Amanhecer se resume em três propostas básicas de Jesus, o amor, a tolerância e a humildade. Com essas três posições, é possível a qualquer ser humano reformular sua existência e euacionar seus problemas nesta Terra.
Alicerçada neste triângulo, A Escola do Caminho, do Mestre Jessus permite comprender e analisar tudo o que se passa em nosso mundo , e abrir caminho para as soluções da vida. A primeira resultante desta filosofia básica é que a verdade só é percebida individualmente, por cada pessoa. Logo, o mundo não é como é, mas como o vemos.
Por estas duas maneiras de ver, pode-se conceituar as coisas e as pessoas. No primiro caso omundo e o universo estão de acordo com o dimensionamento da consciência do observador, e ele está em paz com o ue o cerca.
 No segundo caso, o homem vive em angústia porque não tem certeza de nada que o cerca e vive em desacordo com a realidade porque supõe que o mundo é algo diferente dauilo que registra. Nessa posição, o homem, o homem é intiramente dependente do que lhe é dito e ensinado. Logo ele não tem individualidade, sendo, apenas, uma parte do coletivo. Na sua mente predomina a personalidade padronizada.
Para que essa posição crística possa ser entendida, sem restar margem a dúvidas, o Vale ensina que o ser huano que o ser humano, o Homem, toma decisões com base nos estímulos, que partem de três diferentes fontes, existentes em si mesmo: a física, a psicológica e a espiritual.
Resumindo: o Homem é composto de corpo, alma e espírito, separando objetivamente a ideia de alma ( psique) da ideia de espírito.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ALARUÊS: Você sabe quem são?

Salve Deus. Paz e Luz em nossas vidas!

Templo Puemar.
Alaruês:
É uma enorme falange de espíritos que nos testam constantemente, se colocando toda a hora em nossos caminhos.
Sao espíritos desclasseficados, porém  sem maldade e provocam, n maioria das vezes discórdias, ciúmes, invejas; mas, podem também trazer alegrias.
Na Corrente Indiana do Espaço, que neste Plano é representada pelo Vale do Amanhecer, a missao dos médiuns, nossa missão com eles é de despertá-los para Deus. E devemos saber que uma Contagem, uma mesa Evangélica ou um Trabalho em que se faça uma prece em voz alta, afasta milhares deles, encaminhando-os para os Planos Espírituais. As falanges de Alaruês passam mas não incorporam. Estes espíritos não gostam de loucos nem de pessoas desequilibradas; tanto que após agir sobre o encarnado e desequilibrá-lo, eles se afastam. Nessa linha não há rancores. Há, sim, triteza, irrealização e frustração...

A maldade da fofoca: Vale a pena ler.


LER E REFLETIR!

imagem da internet

Infelizmente, a fofoca é uma realidade que está impregnada em todos os meandros da vida social: nas reuniões familiares, nas festas, nos encontros de amigos num barzinho, nos corredores das escolas e faculdades, no ambiente profissional, etc.


Está tão impregnada que já se perdeu a noção da sua maldade. E, como é bom lembrar, a fofoca, mesmo que seja leviana, dita sem grandes pretensões, provoca um grande mal.



Qual é a maldade da fofoca?



Sua maldade é denegrir a fama das pessoas. Como sabemos, todo homem tem direito à sua fama e, sem causa justa, não é lícito tirar-lhe essa boa fama. E a causa justa se dá em pouquíssimos casos.



Shakespeare tinha razão ao pôr na boca de um personagem estas palavras:

“Que a boa fama para o homem, senhor, como para a mulher, é a jóia de maior valor que se possui. Quem furta a minha bolsa me desfalca de um pouco de dinheiro. É alguma coisa e é nada. Assim como era meu, passa a ser de outro, após ter sido de mil outros. Mas o que me subtrai o meu bom nome defrauda-me de um bem que a ele não enriquece e a mim me torna totalmente pobre”
(Shakespeare, “Otelo”, Ato III).


A difamação assemelha-se ao roubo. Assim como há roubo material, há roubo imaterial: roubar a boa fama de alguém.



A maldade em tirar a boa fama de alguém também fica evidente numa penitência inusitada que deu uma vez São Felipe Neri a uma pessoa. Numa ocasião, uma senhora foi se confessar com São Felipe Neri acusando-se de ter difamado gravemente uma pessoa. Como penitência, ele lhe disse que fosse até a sua casa e pegasse umas penas de galinha e no caminho de volta para a igreja fosse jogando as penas no chão. Uma vez de volta à igreja, a senhora foi falar novamente com o santo. São Felipe, depois de elogiar a sua obediência, disse-lhe:
- Agora volte pelo mesmo caminho e recolha todas as penas e traga-me aqui.
- Mas, padre, o que é que o senhor está dizendo? O vento já levou todas!
- Exatamente. A senhora jamais poderá reuni-las novamente, como jamais poderá reunir nem retirar as palavras infamantes contra o próximo. Já passaram de boca em boca e daqui a pouco todos estarão pensando mal desta pessoa, sendo que talvez nem seja culpada do que fez.



Penso que os maiores motivos para não falarmos mal das pessoas sejam estes:
- não falar mal dos outros porque não queremos que falem mal de nós; se é para falar mal, que nos falem na cara, para nos ajudar, para nos corrigir;
- porque o falar mal dos outros gera um clima de desconfiança generalizada nas pessoas, e isso é muito ruim;
- porque é deslealdade, covardia e orgulho: quem é leal não é covarde e fala as coisas na cara; o orgulho é porque no fundo quem fofoca acha que só ele é bom e os demais não são.



Façamos o propósito de não falar mal por trás de ninguém. A reação cristã é rezar e falar para ajudar, porque queremos o bem de todos. E que muitas vezes vivamos o que dizia um santo:


"Se não é para louvares, cala-te!"


Façamos o propósito de erradicar a fofoca de todos os ambientes, indo na frente, tentando explicar para as pessoas a deslealdade e toda a maldade que a supõe.



Coloquemos isso em prática e respiraremos um ar muito mais puro, sustentável.



Uma santa semana a todos!



(Pe. Paulo M. Ramalho)

PAI JOAQUIM DAS CACHOEIRAS: O amuleto.

Paz e Luz.
Qe o Mestre Jesus ilumine nossos corações e nossas mentes!
Imagem de  Vilela


Certa vez Pai Joaquim das Cachoeiras estava a atender um mestre em um Angical. O Mestre estava todo queixoso, maldizia de tudo, precisava tomar algumas decisões mas não tinha coragem de fazê-lo.
Pai Joaquim, com aquela paciência toda especial, se dirige a ele da seguinte maneira: "Meu filho, acredite em você. Coloque Jesus em teu coração. Pode tomar suas decisões. Acredite em sua intuição e em seu coração".
"Meu Pai, eu não consigo. Por mais que eu tente, não consigo", respondeu o Mestre.
Pai Joaquim pára um pouco e depois se dirige ao Mestre e lhe diz: "Meu filho, vou lhe contar uma historinha: Havia um grande mestre tibetano que tinha muitos discipulos, os quais devotava todos os seus ensinamentos, os preparava para a vida e dava todo o conhecimento para isto. Certo dia, após o sol se por no horizonte, manda chamar um de seus discípulos e lhe diz:"
- Meu filho, sinto que você está pronto para sua missão!
- E qual é esta missão Mestre ?, pergunta o discipulo.
- Terás que atravessar uma grande floresta. Depois que fizer isto, irá encontrar o que é seu...
- O que levo meu Mestre? Pergunta o discipulo.
- Todos os ensinamentos que lhe passei. Isto é suficiente, responde o Mestre
- Mas isto ainda é pouco, meu Mestre. Dá me algo mais. Um amuleto!
- O Mestre abaixa e apanha uma pedrinha polida que estava ali no chão, entrega ao Discipulo e diz: "Esta pedrinha é mágica, meu filho. Quando a dificuldade chegar e você não tiver mais saida, use-a e ela te salvará".
E assim fez o discipulo. Foi adentrando na floresta, os dias foram passando, a água e o pão foram sendo consumidos e as dificuldades chegaram. O discípulo, apavorado, não mais sabendo o que fazer, lembrou-se da pedrinha. Pegou-a junto ao peito e conseguiu atravessar a floresta.
Quando o discipulo saiu, lá estava o Mestre a esperá-lo. E perguntou: E então, meu filho, como foi?
- Meu mestre, se não fosse a pedrinha que o Senhor me deu, eu não teria conseguido, respondeu o discipulo.
- Meu filho, dá-me esta pedrinha que lhe dei.
O discípulo entrega a pedrinha ao Monge e ele a atira bem longe. O discípulo logo diz para o Mestre: "Mas esta pedrinha é mágica. Ela me salvou. O senhor não poderia tê-la jogado fora."
O mestre se agacha, apanha um punhado de pedras e, se dirigindo ao discípulo, diz: Meu filho, se você quiser aqui tem mais. A força, meu filho, está dentro de você. Não foi a pedrinha, foi você meu filho. A força de teu coração e de tua alma.
Pai Joaquim se dirige ao mestre que ali estava passando e lhe pergunta: "Você, meu filho, está precisando também de uma pedrinha?

Candomblé, Umbanda e a Justiça.


imagem da internet.
Salve Deus. Este assunto não é relacionado ao Vale do Amanhecer  Embora a igualdade religiosa e respeito avance um pouco entre nós, neste exato momento, o Jornal da Band, mostra como nas comunidades, os das religiões de origem africana estão sendo perseguidos por traficantes e  evangélicos, sendo que, até sus roupas brancas precisam ser escondidas para que se evite agressões. Há relato que os lugares de culto estão sendo invadidos e as images e objetos danificados.
Aqui em Minas gerais também já ocorreu o vilipêndio praticado por evangélicos de igrejas católicas, sendo que imagens de santos, consideradas antiquidades foram destruídas pelo desrespeito e intransigência dos criminosos. Em contrapartida no Rio de Janeiro, uma sentença judicial precisou ser rtificada, como notícia publicada no " Correio Espírita" de julho de 2014, p;2, que faço transcrever abaixo: 

Pressão popular faz juiz voltar atrás.


"Recentemente o Exmo. juiz da 17ª Vara da Fazenda Federal do Rio de Janeiro, Eugênio Rosa de Araújo, reviu os fundamentos da sentença em que havia declarado que candomblé e  umbanda não se tratam de religiões e sim de cultos. A mudança de postura foi anunciada no início da noite do dia 20 de maio de2014, em nota divulgada pela assessoria de impressa da Justiça Federal do Rio de Janeiro.
No texto em que admite o erro e modifica parte do conteúdo da sentença ela afirma que " o forte apoio dado pela mídia e pela sociedade civil, demonstra, por si só, e de forma inquestionável, a crença no culto de tais religiões.
Notadamente não fossem as pressões da mídia estaraim fora do contexto de corpo religioso a umbanda e o coandomblé de origem de cultos afros.
Na contramão dos equívocos se encontram crimes hediondos como o aborto e a pena de morte. Chegará o dia em que a Humanidade poderá dizer que o crime era legalizado nas barbas da lei, assim como analisamos as questões das guerras bárbaras, das atrocidades no Coliseu de Roma, onde imperadores e imperatrizes assistiam e ouviam ovacionados gritos de uma plateia aplaudindo o horror.
A Doutrina espírita nos possibilita o alargamento de nossa visão além das fronteiras do corpoperecível, mostrando o quanto evoluímos e o quanto ainda temos que evoluir. Feliz é aquele que se sforça para domar as suas paixões inferiores, que procua compreender com razão os fatos e acontecimentos no mundo em que vivemos. No dizer de André Luiz" Vencedor é o que vence a si mesmo"
Muita Paz.
( Saulo de Tarso).