quarta-feira, 9 de junho de 2010

FRUTAS CIGANAS

Nas festas e eventos ciganos as frutas são espalhadas sobre toalhas vermelhas, representando a fartura e a alegria, juntamente com as músicas alegres, as danças envolventes trazem o verdadeiro espírito cigano.
O povo cigano crê que o doce da fruta pode "adoçar" o destino trazendo coisas boas para a vida; por isto, as frutas doces e maduras não faltam na alimentação cigana , estando sempre presentes em rituais, festas e comemorações. Na verdade, os ciganos passam longe das frutas ácidas ou amargas. Dão preferência, também ás frutas vermelhas: maçãs, amoras, cerejas, morangos,etc; isto porque os gitanos amam esta cor que traz a simbologia do amor e da paixão.
os ciganos são cromoterapeutas natos e associam os benefícios da fruta de acordo com a cor de sua casca.
melões- por serem amarelos, cor do ouro, representam a prosperidade;
abacate- está associado à saúde por que tem a cor básica da natureza;
maçãs- simboliza o amor e a paixão, não pode faltar em casamentos, pois casamento sem maçãs significa que o amor não terá duração;
peras- está ligada à imortalidade e boa saúde, pois na Pérsia acreditava-se que seu sabor mantinha-se até após a morte; também devido á sua cor, amarela, liga-se à prosperidade.
melancia- muito presente nas festas significa prosperidade pela grande quantidade de sementes e fertilidade devido a cor vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário