sexta-feira, 21 de março de 2014

como fazer um verdadeiro vestido cigano!



Queridas ciganinhas! O tempo dos fetejos ciganos em nossos Templos estão chegando!!! Já pensaram no modelito?Aqui vai algumas dicas... boas festas! Opchá! moldes no final da postagem!





Escolha um modelo que melhor se adeque a seu corpo, sendo que pode ser aquele ue chamamos de cintura alta ou o comum, com a cintura no lugar usual . As lojas oferecem versões diferentes de vestidos ciganos tradicionais, porém, na maior prte das vees, não passam de fantasias, que não reproduzem o estilo cigano. Por isto, s você quiser ficar o mais fiel possível à moda cigana, faça seu próprio vestido! Compre os tecidos mais coloridos que encontrar na loja  de preferência, mas prefira às únicas: Ciganos não fazem roupas com tecidos estampados. 
imagem da internet

Mantenha uma gama de cores tradicionais, evitando os tons escuros e preferindo as cores vibrantes, como azul, verde, rosa, vermelho, amarelo e o laranja, observe princípios da cromoterapia e saiba que, no apogeu da existência cigana da Europa, a tinta usada para tingir tecidos era muito cara e, a cor preta não utilizada por ser cara e, também,tribos de ciganos consideravam esta cor como de mau agouro; por isso, não a inclua em sua escolha.. Da mesma forma, evite usar tecidos reais vermelhos pois, no velho mundo, o vermelho era associado ao sangue — é uma cor que indica má sorte. Entretanto, atualmente muitas ciganas a usam sem preconceito e os vestidos ficam alegres e festivos.
imagem da internet.
Usando o modelo de sua escolha, espalhe o tecido em uma espaçosa superfície de trabalho ou no chão, se você não tiver muito espaço. Prenda com alfinetes os Prepare sua máquina de costura passando os fios de cores que se combinem com o tecido e costure todas as partes do molde Se o seu modelo apresentar uma saia em camadas certifique-se de manter a mesma largura dos pontos, e assim você não acabará com o tecido franzido. Tradicionalmente, as ciganas vestem várias saias ao mesmo tempo e, então, se você estiver trabalhando com um modelo de duas peças e gostar da ideia de uma vestimenta bem precisa, faça várias saias.pedaços do molde de tecido de acordo com as instruções. Use uma tesoura serrilhada para cortar seções a partir dos grampos para evitar que as bordas do material desfiem e, quando os pedaços estiverem cortados, alise-os com ferro de passar roupas — especialmente se escolher uma saia em camadas.
imagem da internet

Complete a estrutura de seu vestido ou blusa e saia adicionando adornos quando for o caso, e complete com os elementos costurados à mão necessários ao término da vestimenta. Alinhave os adornos, prenda e  fixe as bainhas. Se o seu corpete tem ombros à mostra ou decote, use um cordão decorativo de uma cor complementar pela bainha ao 
redor da parte de cima do corte da blusa.
imagem da internet
Considere adicionar também um brocado, tapeçaria ou um colete bastante bordado ao conjunto, você também vai encontrar espartilho com barbatanas feitos à mão com ilhoses entrelaçados com cordões decorativos sobre uma blusa simples que se sobrepõe a uma saia cigana. Então, um  xale com franjas e opte por pés descalços — ou vá ao outro extremo e calce botas com laços. Abuse de  bijuterias, aneis e brincos grandes e chamativos!

O texto foi elaborado pela Blogger com base em pesquisas de sites da internet




















Todos os moldes são copiados da internet.

3 comentários:

  1. Amei o vestido, vou marcar a página para fazer um...

    ResponderExcluir
  2. Quantos mts para fazer uma saia uma pessoa de 1 :45

    ResponderExcluir
  3. Quantos metros uso pra faze uma saia de setim. Tenho 165 e 104 de cintura

    ResponderExcluir