quinta-feira, 20 de março de 2014

DANÇA CIGANA DA FOGUEIRA






Salve Deus.
Muitas são as festas ciganas que acontecem nos Templos do Amanhecer relembrando nossas origens como nômades, na velha Rússia ou na bela Andaluzia. Músicas, cores, risos! No meio de tudo uma linda e sedutora fogueira que ilumina e aquece, tornando a festa mais encantadora. Muitas Ninfas ( e Mestres, também!) se animam em dançar em volta da cigana, mas, o que representa a dança cigana em torno da fogueira?
Quando se dança perto da fogueira a mulher deve saber que está realmente realizando um Ritual milenar das heranças Gipys com toda força e poder que representa e não deve ser um momento penas para "dançar" e divertir a si e aos outros
A dança da fogueira na Cultura Cigana é  um ritual denominado "Ritual do fogo" ou "Ritual da fogueira cigana e, na verdade, é uma função de iniciados. Neste ritual as mulheres acendem o fogo e dançam à sua volta reverenciando e invocando seus ancestrais, pedindo-lhes boas energias  também, esperança, confiança, vida longa, prosperidade... Os movimentos ue fazem ao dançar em volta da fogueira movimenta o ar que alimenta as chamas renovando assim as energias. È um ritual usado desde no nascimentos, casamentos, batismos e desencarne
Por isto, ao se dançar perto da fogueira não deve-se ter sentimentos de inveja, disputa ou ter pensamentos de baixa vibração como mágoas, ódios, incompreensão!
É importante saber que em volta da fogueira dançam somente as ciganas de qualquer idade e cada uma dança de acordo com sua herança, não havendo duas ciganas de movimentos exatamente iguais, pois  cada uma invoca e faz a representação das heranças que traz em sua caminhada  cada movimento é representativo de suas experiências, de suas lembranças, de suas vidas passadas, dos lugares que passou e dos amores que viveu. Se prestarmos a atenção é como se cada cigana que movimenta seu corpo e seu espírito em torno da fogueira conta uma história: as vezes uma história alegre, outras, uma história triste; mas, cada uma conta apenas a própria história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário