sexta-feira, 14 de março de 2014

hISTÓRIA DE PAI BENEDITO DE ARUANDA: HÁ DOIS MIL ANOS








~Jesus em nossos corações

 Esta comovente História foi relatada por Pai Beneditos de Aruanda e faz parte do livro " História de Jaguares"; pode ser copiada livremente desde que mantido o texto sem alterações e constando o nome de Pai Benedito como autor. Salve Debus.

NAQUELE DIA DE SOL BRILHANTE UMA ENERGIA ESTAVA NO AR. NAQUELE ANO PERDIDO NA LEMBRANÇA DO HOMEM. MAS CADA VEZ E SEMPRE MAIS VIVO NA MEMÓRIA UNIVERSAL. UM HOMEM IA SER CRUCIFICADO, NADA DE ESPECIAL NAQUELES TEMPOS, E O CONDENADO PERCORRIA AS RUAS DE JERUSALÉM CARREGANDO NOS OMBROS O MADEIRO ONDE SERIA PREGADO DALI HÁ POUCO, SÍMBOLO DE SOFRIMENTO E HUMILHAÇÃO. DE LONGE SE OUVIA O CLAMOR DO POVO, ÁVIDO POR SENSAÇÕES E EMOÇÕES E, NAQUELA ÉPOCA AS CRUCIFICAÇÕES ERAM ESPETÁCULOS PÚBLICOS MUITO CONCORRIDOS, PORQUE GRATUITOS. POR ISTO OS GRITOS, PALMAS E TODA A MANIFESTAÇÃO POPULAR ENCHIA O AR DE UM BARULHO ENSURDECEDOR.
AS RUAS ESTAVAM CHEIAS DE GENTE QUE ESPERAVA PARA VER PASSAR O CONDENADO E, POR OUTROS QUE IAM ATRÁS DO CONDENADO, XINGANDO-O E DIZENDO PALAVRAS OFENSIVAS; ALGUNS ATÉ APROVEITAVAM O NEGROR ÍNTIMO DO ESPÍRITO ATRASADO QUE POSSUÍAM PARA AGREDI-LO COM SOCOS TAPAS ESCARRADAS NO ROSTO, TODO ENSANGUENTADO. MOMENTOS ANTES, O CONDENADO AO SAIR DA FRENTE DE PÔNCIO PILATOS E APÓS LEVAR UMA CHICOTADA QUE LHE CORTOU A CARNE, TÃO LOGO DOBROU UMA CURVA DO CAMINHO SEUS OLHOS CRUZARAM COM OS DE UM HOMEM QUE  INTIMAMENTE CLAMAVA PELO SANGUE DAQUELE INOCENTE., COMO OS OUTROS SERES ALI REUNIDOS. E MUITOS EM GRANDE FESTA SAÍRAM ANDANDO ATRÁS DO HOMEM, QUE TODOS CONHECIAM POR JESUS E MUITOS ERAM CONTIDOS NA EUFORIA PELO CHICOTE DOS  SOLDADOS ROMANOS QUE TEMIAM QUE O MESMO VIESSE A SER LINCHADO ANTES DE SER CRUCIFICADO, O QUE, EVIDENTEMENTE PODERIA CAUSAR TUMULTO POPULAR!
QUANDO O OLHAR DE JESUS CRUZOU COM OS OLHOS DE ZEFERINO DE CANAÃ, UMA ENERGIA CERCOU  ZEFERINO. ZEFERINO EMBORA NÃO FOSSE UM HOMEM EXTREMAMENTE RICO, ERA  MUITO ABASTADO, POIS ERA UM GRANDE TRABALHADOR DO FERRO E, FAZIA INCLUSIVE RODAS PARA AS CARRUAGENS DOS ROMANOS, O QUE LHE DAVA UM GRANDE PRESTÍGIO. MAS, ESTA SITUAÇÃO PRIVILEGIADA DO FERREIRO NÃO EVITOU QUE UMA DOENÇA TERRÍVEL ACOMETESSE SEU ÚNICO FILHO HÁ ALGUNS ANOS ANTES. POR ISTO, ZEFERINO SAIU PELOS CAMPOS ATRÁS DE UM JUDEU QUE DIZIA-SE CURAR DOENTES E ATÉ TRAZER À VIDA AQUELES QUE MORRERAM. NA SUA PROCURA, EM DESESPERO, CARREGAVA O FILHO, ORA NAS COSTAS, ORA EM SEUS BRAÇOS O QUERIDO FARDO, SEU FILHO ÚNICO, PEQUENO FARDO FÉTICO, MORIBUNDO, ACOMETIDO PELA “PESTE DO JORDÃO”.
DIAS DEPOIS, JÁ EXAUSTO, SUJO E CANSADO, AVISTOU O JUDEU, A QUEM CHAMAVAM DE MESTRE NO MEIO DE UMA MULTIDÃO E, DESESPERADO, PERCEBEU QUE NÃO CONSEGUIRIA SE APROXIMAR DE JESUS. PORÉM, JESUS SENTIDO A ENERGIA QUE EMANAVA DAQUELE PAI SOFREDOR, DAQUELE OLHAR DE DOR E AGONIA VOLTOU SEUS OLHOS E FIXOU SEUS OLHOS PUROS NAQUELES CHEIOS DE FÉ ILIMITADA. JESUS SE COMPADECEU DAQUELE HOMEM EMPOEIRADO, SUADO, COM AS ROUPAS SUJAS E RASGADAS, LÁBIOS SULCADOS PELO SOL E PELA SEDE E PERCEBEU QUE NÃO SERIA POSSÍVEL CHEGAR MAIS PERTO. MAS, BUSCANDO AS ENERGIAS DO PAI CELESTIAL AS ENVIOU AO PEQUENO DOENTE QUE JAZIA NOS BERÇOS DO PAI. IMEDIATAMENTE, A CRIANÇA ABRIU OS OLHOS, SUAS FERIDAS MILAGROSAMENTE CICATRIZARAM, FEBRE CESSOU E PEDINDO AO PAI ÁGUA, FICOU DE PÉ, COMO SE TODO AQUELE TEMPO APENAS ESTIVESSE DORMINDO. PAI E FILHO AINDA FICARAM POR ALI, JUNTO À MULTIDÃO, OUVINDO AS PALAVRAS DE JESUS .
E AGORA, NAQUELA RUA DE JERUSALÉM, ZEFERINO TEVE O OLHAR DE JESUS MAIS UMA VEZ SOBRE SI. NAQUELA HORA, LEMBRANDO-SE DE COMO JESUS CURARA SEU FILHO, TEVE VONTADE DE O AJUDAR. SENTIU VONTADE DE FAZER ALGUMA COISA: GRITAR QUE ELE ERA REALMENTE O FILHO DE DEUS, QUE SALVARA SEU FILHO ISMAEL, COM APENAS UM OLHAR  QUE VIRA OUTROS TANTOS RECEBEREM SEUS MILAGRES NAQUELA TARDE DISTANTE. MAS TEVE MEDO. COMO SE COLOCAR SOZINHO CONTRA O POVO E CONTRA ROMA? E SE FOSSE LINCHADO? E, PIOR, SE MORRESSE, QUE SERIA DE SUA MULHER E FILHO? E ZEFERINO SE CALOU. OS OLHOS DE JESUS, CHEIOS DE LÁGRIMAS E DE AMOR FIXOU, MAIS UMA VEZ EM SEUS OLHOS E ELE SENTIU UMA SERENIDADE GRANDIOSA QUE LHE INVADIU TODO O CORPO E O ESPÍRITO.
JESUS SEGUIU EM FRENTE. ZEFERINO OLHOU EM VOLTA, VIU MUITOS OUTROS QUE TAMBÉM TINHAM RECEBIDO CURAS, BÊNÇÃOS E MILAGRES, PENSOU CONHECER UM OU OUTRO, MAS NÃO TINHA CERTEZA. O CERTO É QUE NENHUM DELES PARECIA TER QUALQUER GRATIDÃO PARA COM JESUS. PELO CONTRÁRIO, TAMBÉM XINGAVAM E OFENDIAM. E ZEFERINO NADA FEZ. O CERTO, PORÉM, É QUE O OLHAR DE JESUS JAMAIS SAIU DE SUA LEMBRANÇA E UM POUCO DA IMENSA DOR QUE O DIVINO CAMINHEIRO SENTIA CRAVOU EM SEU PEITO. JEFERINO AINDA SUBIU ATÉ O MONTE E ASSISTIU A CRUCIFICAÇÃO E, AO FINAL, EM INCONTIDO ARREPENDIMENTO, CHOROU AOS PÉS DA CRUZ.
         OS ANOS SE PASSARAM E ZEFERINO, O FERREIRO, ESMAGADO PELO SENTIMENTO DE CULPA QUE LEVAVA DENTRO DE SI, QUE AUMENTAVA CADA VEZ MAIS QUANDO VIA SEU FILHO, ISMAEL CADA VEZ MAIOR E MAIS FORTE, CUMPRINDO UMA VIDA QUE TALVEZ NÃO TIVESSE SE NÃO FOSSE O ENCONTRO COM JESUS, ENFRAQUECEU E ADOECEU. ISTO ACONTECEU PORQUE JEFERINO NÃO ENTENDEU QUE O OLHAR DE JESUS NÃO ERA UMA CONDENAÇÃO, MAS, DE ABSOLVIÇÃO. O MESTRE SABIA QUE AQUELE HOMEM, COMO OUTROS TANTOS QUE ESTAVAM PELO CAMINHO VENDO-O CARREGAR SUA CRUZ, NADA PODIAM FAZER, DIANTE DA NATUREZA HUMANA DO HOMEM EM EVOLUÇÃO. ERAM APENAS SERES HUMANOS, COM SEUS MEDOS E INSEGURANÇAS, COM A IMATURIDADE ESPIRITUAL DOS QUE ESTÃO AINDA CONSTRUINDO A FÉ INABALÁVEL E A CONFIANÇA SUPREMA NO PODER MAIOR. AOS HOMENS SÓ É EXIGIDO ATITUDES DE HOMENS. MAS, JEFERINO, DEFINHOU PELA CULPA E SE CONDENOU A UM FIM DE VIDA MAIS RÁPIDO E MAIS SOFRIDO. NA HORA DE SUA MORTE JEFERINO DE CANAÃ, SE CONFESSOU À MULHER E AO FILHO, AGORA UM HOMEM MADURO E REALIZADO E CONTOU AOS MESMOS AQUELE ENCONTRO QUE MUDOU TODA A SUA VIDA. CONFESSOU AINDA QUE, SE TIVESSE OUTRA  CHANCE NÃO FICARIA SEM FAZER NADA. DEFENDERIA JESUS AINDA QUE LHE CUSTASSE A VIDA. GRITARIA PARA TODOS QUE O PODER DO CAMINHEIRO ERA ILIMITADO; QUE REALMENTE ELE PODIA MOVER AS FORÇAS DO CÉU E DA TERRA, AS DISTRIBUINDO PARA TODOS OS SOFREDORES. E JURANDO FAZER ISTO, SE TIVESSE OUTRA OPORTUNIDADE, DESENCARNOU.
OS ANOS SE PASSARAM E OS SÉCULOS SE SUCEDERAM. ZEFERINO TEVE OUTRAS VIVÊNCIAS NESTE PLANO, SEMPRE EM BUSCA DE CUMPRIR O SEU JURAMENTO. ENTRETANTO, O OLHAR DE JESUS MUDARA PARA SEMPRE O SEU ESPÍRITO E EM CADA ENCARNAÇÃO, SEMPRE BUSCAVA CUMPRIR SEU JURAMENTO FEITO NO LEITO DE MORTE, NA ENCARNAÇÃO COMO JEFERINO DE CANAÃ, VIVENDO SEMPRE ENVOLVIDO COM A RELIGIÃO, SENDO QUE EM UMA DAS VIDAS PREGRESSA, TANTO SE SACRIFICOU QUE, NA IGREJA CATÓLICA É VENERADO COMO “SANTO”, POIS FOI MORTO DEFENDENDO O NOME DE JESUS.
AGORA, NO LIMIAR DO TERCEIRO MILÊNIO, EMBORA NÃO TENHA A LEMBRANÇA DE TUDO O QUE SE PASSOU DESDE A CRUCIFICAÇÃO, O  ESPÍRITO QUE CONHECEMOS COMO ZEFERINO DE CANAÃ, AINDA SENTE, DOIS MIL ANOS APÓS, QUE DEVE MANTER A PROMESSA DE DEFENDER E TRANSMITIR A MENSAGEM DE JESUS E, ASSIM, ALIVIAR OS SOFRIMENTO DOS SOFREDORES.
HOJE, JEFERINO É UM JAGUAR DO VALE DO AMANHECER.

SALVE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário