sexta-feira, 22 de março de 2013

PESQUISA ESPIRITUAL NA UFJF

 
 
 
PROFESSORES PESQUISAM EXPERIÊNCIAS DE QUASE-MORTE.
 
núcleo de pesquisa em espiritualidade e saúde investigam a relação entre mente e cérebro em vítimas de parada cardíaca .
Aline Faria
Daniele Xavier
 
A  morte sempre foi uma icógnita para diversas áreas do saber, sucitando não apenas discussões religiosas, mas ataraindo, principalmente, o olhar da Ciência. O Núcleo de pesquisa em espiritualidade e Saúde ( Nupes) da UFJF desenvolve estudo sobre a s experiências de quase morte ( EQM). O projeto, que está na fase de coleta de dados, começo a aproximadamente um ano. A equipe é composta por três médicos, um psicólogo e seis alunos bolsistas, sendo cinco de Medicina e um da Psicologia .
segundo o coordenador da pesquisa, o cardiologista Leonardo Miana, acima dos leitos da unidade de tratamento intensivo (UTI's) são colocadas prateleiras onde ficam desenhos de algum objeto que não tenha relação com o hospital. Se o paciente vítima de parada cardíaca for reanimado e relatar ter viosto a figura será ua evidência de que estaria fora do corpo físico durante o procedimento de reanimação. Para garantir a seriedade do trabalho, é preciso que o conteúdo dessas gravuras seja desconhecido até mesmo pelos pesquisadores.
Em Juiz de Fora, o estudo é realizado em duas UTI's: a Santa Casa de Misericórdia e no Monte Sinai. Nas unidades, fica a ficha de avaliaçao das paradas cardíacas e as prateleiras com as gravuras." Nós nos dividimos seguindo uma escala para visitar todos os dias esses hospitais. Chegando lá, indagamos á equipe do CTI se houve, ou não, alguma caso de parada cardio respiratória. Caso tenha havido preenchemos uma ficha com dados sobre o paciente, sobre a ressuscitação, drogas utilizadas, etc. Esses dados são tabulados por um dos membros da equipe. Se não houve casos no dia, nós apernas nos comunicamos via e- mail para deixar todos os membros a par", explica Bernardo Moraes, estudante de Medicina e bolsista da pesquisa; 
Os médicos e psicólogos avaliam as informações coletadas pelos estudantes. Leonardo Miana destaca que é importante a equipe ser cuidadosa na hora da reanimação." Nós sabemos que, quanto melhor você reanima o paciente maior a chance dele não ter lesão cerebral. E, se o cérebro permanecer mais ativo, nós acreditamos que há amior possibilidade dele relatar um experiência de Quase Morte", esclarece o médico.
Miana destaca ainda que, n momento em que o coração para, a pessoa já não tem atividade cerebral suficiente para criar um pensamento e ter uma vivência, como a de presenciar o que está ocorrendo no momento. " A quantidade de sangue qe vai para o cérebro é considerada, medicamente, incapaz de gerar consciência para o paciente ver uma figura, ainda mais aquela que está na prateleira. Quando a pessoa conta ter saído do corpo ao dormir, por exemplo, isto pode ser um delírio. Mas, numa parada cardíaca, isto não pode ser alucinação, porque o cérebro não está funcionando", detalha. Segundo o cardiologista, para que o paciente veja a figura da prateleira, é necessário haver um desdobramento, ou seja, separação da mente e do cérebro".
O psiquiatra e coordenador do Nupes, Alexandre Moreira, explica que a psiquiatria é importante para a pesquisa por ajudar a valiar o estado mental do paciente, verificando se ele est´´s em condições de fazer o relato. " O que interessa diretamente à psiquiatria pé como a mente se relaciona com o cérebro, ou seja, será que o cérebro produz  a mente? Seá que a mente é capaz de existir r funcionar enquanto o cérebro não está funcionando? Justifica. destacando o objetivo do estudo.
Publicação CAMPUS, outubro de 2012- Universidade Federal de Juiz de Fora.
 
Salve Deus. Como podemos ver, mais uma pesquisa abordando  tema relacionado com o espiritismo. è a Ciência buscando comprovar o que a fé já nos mostra e demonstra: a verdadeira existência do Mundo espiritual e da imortalidade do espírito! Podemos ainda nos lembramos do que nossa Mãe Clarividente nos disse sobre a relação religião e ciência!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário