sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Candomblé, Umbanda e a Justiça.


imagem da internet.
Salve Deus. Este assunto não é relacionado ao Vale do Amanhecer  Embora a igualdade religiosa e respeito avance um pouco entre nós, neste exato momento, o Jornal da Band, mostra como nas comunidades, os das religiões de origem africana estão sendo perseguidos por traficantes e  evangélicos, sendo que, até sus roupas brancas precisam ser escondidas para que se evite agressões. Há relato que os lugares de culto estão sendo invadidos e as images e objetos danificados.
Aqui em Minas gerais também já ocorreu o vilipêndio praticado por evangélicos de igrejas católicas, sendo que imagens de santos, consideradas antiquidades foram destruídas pelo desrespeito e intransigência dos criminosos. Em contrapartida no Rio de Janeiro, uma sentença judicial precisou ser rtificada, como notícia publicada no " Correio Espírita" de julho de 2014, p;2, que faço transcrever abaixo: 

Pressão popular faz juiz voltar atrás.


"Recentemente o Exmo. juiz da 17ª Vara da Fazenda Federal do Rio de Janeiro, Eugênio Rosa de Araújo, reviu os fundamentos da sentença em que havia declarado que candomblé e  umbanda não se tratam de religiões e sim de cultos. A mudança de postura foi anunciada no início da noite do dia 20 de maio de2014, em nota divulgada pela assessoria de impressa da Justiça Federal do Rio de Janeiro.
No texto em que admite o erro e modifica parte do conteúdo da sentença ela afirma que " o forte apoio dado pela mídia e pela sociedade civil, demonstra, por si só, e de forma inquestionável, a crença no culto de tais religiões.
Notadamente não fossem as pressões da mídia estaraim fora do contexto de corpo religioso a umbanda e o coandomblé de origem de cultos afros.
Na contramão dos equívocos se encontram crimes hediondos como o aborto e a pena de morte. Chegará o dia em que a Humanidade poderá dizer que o crime era legalizado nas barbas da lei, assim como analisamos as questões das guerras bárbaras, das atrocidades no Coliseu de Roma, onde imperadores e imperatrizes assistiam e ouviam ovacionados gritos de uma plateia aplaudindo o horror.
A Doutrina espírita nos possibilita o alargamento de nossa visão além das fronteiras do corpoperecível, mostrando o quanto evoluímos e o quanto ainda temos que evoluir. Feliz é aquele que se sforça para domar as suas paixões inferiores, que procua compreender com razão os fatos e acontecimentos no mundo em que vivemos. No dizer de André Luiz" Vencedor é o que vence a si mesmo"
Muita Paz.
( Saulo de Tarso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário