Salve Deus.
Paz e luz em nossos corações.
Cada um tem uma ideia acerca do Mestre Jesus evidentemente considerando seu grau evolutivo, seu conhecimento e sua capacidade espiritual.
Poucos sabem, talvez por falta de acesso ao acervo doutrinário que o Vale do Amanhecer nos dá um amplo conhecimento da ideia de Cristo, dentro da visão da Doutrina do Amanhecer. Esta visão, nos ensinada por Mário Sassi torna-se uma fonte de reflexão para que, a partir do conhecimento de cada um acerca do Divino Mestre, se tenha mais respaldo para vislumbrar toda a Grandiosidade do maior e mais evoluído espírito que pisou o pó da Terra. Salve Deus.
( Do fascículo 2 das Instruções Práticas).
Existe Cristo, como existe água: Jesus é um copo dessa água. Cristo significa " o ungido", " o que recebeu os óleos santos", ou seja, recebeu a consafação para uma Missão, para algo.
Cristo seria então o co-autor, o "co-responsável" são os adjetivos mais aproximados para lgo parecido com Deus que seria Cristo.
Jesus personifica, para esses dois mil anos que estão terminando, o Cristo ou apenas "Cristo".Façamos uma analogia, uma comparação para podermos enterder melhor. A gente diz: " no Planeta Terra existe água, e eu tomei um copo de àgua". A diferença entre a água do planeta e o copo de água que eu tomei é que o copo de água se tornou uma água específica, com características limitadas pelo "copo" e outras circunstências que a situaram no tempo e no espaço .
Jesus foi o copo, o veículo, mas foi de tal natureza que o copo e a água se fundiram em algo único: Jesus Cristo.
A partir daí, esse algo que chamamos "Cristo" se tornou perceptível verificado, palpável pelo nosso senso comum, nossos sentidos, nossa alma. Em resumo, os indefiníveis Deus e Cristo se tornaram definíveis na figura de Jesus.
Outros Seres como Jesus existiram antes e existirão depois, mas também nesse sentido a nossa capacidade de verificação é limitada. Como iríamos saber quem foram os personificadores de Cristo, antes de Jesus, e como iremos saber quem serão os outros que virão depois?
Temos assim uma panorâmica, um fundo de pano para a Doutrina do Amanhecer: Cremos em Deus mas não teimamos defini-lo, nem nos preocupamos com isso. Também não nos atrevemos a atribuir qualidades a Ele e afirmar que Ele gosta disso assim ou de outra forma. Cremos em Cristo como algo, talvez mais definível que Deus, mas também não temos a pretensão de penetrar no íntimo de sua natureza.
Cremos em Jesus, o filho de Maria de Nazareth, que incorpora o Crito, cuja história conhecemos e cuja obra é aceita universalmente.
O Mestre Jesus edificou uma Escola Iniciática chamada a " Escola do Caminho, parte da qual está contida nos chamados Evangelhos" escritos por quatro de seus discípulos. É essa Escola que nos forneceu os elementos para definir nossa posição em relação a Deus e ao Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário