sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

AFRICANISMO: VOCÊ SABE O QUE É?

 Quem são os Enoques? Quem são os Nagôs? Que relação há entre a umbanda e o Vale? Qual a visão do Kardecismo e do Vale do Amanhecer sobre o assunto? Leia e saiba estas e outras respostas.
foto da internet


Há milênios, um grupo de Grandes Iniciados se reuniu, na África, formando um centro emissor de Luz, de energias fantásticas, que eram emitidas para diversos pontos da Terra- O Oráculo de Ariano que significa Raízes do Céu. Mas a vaidade tomou conta deles e os sacerdotes se acharam tão evoluídos e poderosos que foram se afastando de Deus.
Com a decadência, a Raiz que alimentava aquele povo foi recolhida pela Espiritualidade Maior. Tendo sido recolhida a chave mestra, uma porta foi fecada e outra velada. Isso quer dizer que restou apenas uma esperança já que a porta velada pela espiritualidade jamais será reaberta.
As forças manipuladas pelos sacerdotes já não eram originárias daquela Raiz e isso gerou o feiticismo, grande perigo do saber demais sem assistência da espiritualidade Maior.
As grandes luminosidades foram veladas, a porta se fechou, e todo aquele antigo esplendor se perdeu, passando eles a manipular forças nativas neutras em simples correntes magnéticas.
Surgiram então, grandes linhas religiosas como o Candomblé, a Umbanda e o feiticismo, com manipulação de forças das Trevas, em seitas distantes da estrada do amor, com incorporações e manipulações de energias usadas, indistintamente para o Bem e para o Mal, misturas que até hoje causam o quadro de dores e sofrimento nos espíritos encarnados na África.
para minorar os efeitos da manipulação de energias terríveis da magia negra, iniciou a Umbanda um trabalho com Espíritos Superiores,dentro da Lei do Auxílio, com os Pretos Velhos e Caboclos, ajudando as pessoas com amor e caridade, sem cobrar nada, fazendo o trabalho desobsessivo e curador. A manipulação das forças da Natureza com utilização do poder das ervas, com a ajuda dos Orixás, tornou-se a grandiosa obra dos umbandistas como aconteceu com todas as linhas doutrinárias, o Homem foi sendo, ao longo  dos tempos, influenciado pelas forças das Trevas e pelos próprios interesses, o que determinou a alteração dos trabalhos que realizam, distanciando-se da pureza da Raiz da Umbanda que permanece,  ate hoje, mas co reduzido número de seguidores, que a praticam com toda a grandeza.
Naquela época, os Grandes iniciados retiraram toda aquela poderosa energia, e um Iniciado, chamado Cisman de Ireshin, presidiu toda aquela eclosão e formou um Oráculo, isolando-o dos homens mergulhados no fanatismo, nos fetiches e nas macumbas.
Fechada aquela luminosidade na África, os homens ficaram entregues a si mesmos. Destruições, dores, ruínas, violências, e os povos africanos passaram a sofrer as grandes conquistas dos europeus, passando doloroso período da mais torpe colonização. A todo esse drama, acrescentou-se, no cumprimento do pesado carma, a captura de africanos para serem vendidos como escravos no Novo Mundo, a América..
Para o Brasil vieram em maioria, Sudaneses e Bantos, portado suas doutrinas e sendo obrigados, pela força da Igreja Católica Romana, que dominava Portugal e suas Colônias a fazer o que se chamou, o sincretismo religioso, misturando práticas africanas com rituais católicos.
Isso causou dispersão dos princípios do Africanismo, pois, misturando-se em camadas ais pobres e sem cultura, nasceram numerosas seitas e derivações deturpadas das raízes africanas.
A grande missão todavia,estava com espíritos- os Enoques- que pertenciam à Nação Nagô.
Aqui queremos ressaltar a grande diferença entre Espiritismo de doutrina do Amanhecer. Enquanto que para o Kadercismo e o Africanismo significa apenas a mistura de linhas e das seitas de origem africana não acatando a figura do Preto Velho, para nós, jaguares, Africanismo representa a origem de uma de nossas grandes linhas, e os Pretos Velhos são roupagem dos grandes Espíritos que , na simplicidade e no amor, nos ajudam em nossos trabalhos e em nossas vidas, ensinando, curando e amparando todos que se entregam, com dedicação, â Lei do Auxílio. Na doutrina do Amanhecer juntaram-se os poderes da Umbanda e do Espiritismo.
Nossos queridos pretos Velhos são, essencialmente AMOR! Obedecendo ao Plano Espiritual, aqueles espíritos de jaguares- agora Enoques e Nagôs- que já tinham sido Equitumans e Tumuchys, foram trazidos para o Brasil, a fim de que, com a escravidão,pudessem enfrentar uma Grande Prova para resgatar seus ato transcedentais vivendo e sofrendo a ação opressora de muitos outros jaguares- Senhores de Engenho Nobres e Sinhazinhas.

da Apostila “Vale do Amanhecer- 1ª parte”, editado por Mário Sassi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário