sábado, 20 de julho de 2013

Sobre a palavra....




"O discípulo deve vigiar sua maneira de falar, bem como o assunto, de sorte que seja amável, formosa e correta,  e livre de desconsideração e exageros. Sua palavras têm que ser bem escolhidas e bem pronunciadas. Muitos pensam que na vida diária não é necessário dar-se ao incômodo de falar claramente; isso importa muito mais do que imaginam, porque estamos a todo instante construindo nosso próprio ambiente, que por sua vez reage sobre nós. Enchemos nossos cômodos e lares com nossos próprios pensamentos, e depois temos de viver ali. Se, por exemplo, um indivíduo permite-se deixar vencer pela depressão, seu cômodo fica carregado desta qualidade, e qualquer pessoa sensitiva que ali penetre se apercebe de certa diminuição de vitalidade, de uma perda de tonalidade. Muito mais ele, que vive a maior parte do tempo nesse cômodo, é perpetuamente afetado pela depressão, e não poe facilmente livar-se dela.. da mesma forma, o homem que se rodeia de uma atmosfera de ondas sonoras desagradáveis engendradas por uma linguagem descuidada e inculta produz uma atmosfera onde estad formas reagem constantemente sobre ele, e está sujeito a reproduzir estas formas desagradáveis; se não toma cuidado ver-se-á contrair o hábito de falar com grosseria e aspereza.
Tenho ouvido amiúde os professores primários; " Nada podemos fazer com a linguagem das crianças. Enquanto as temos aqui na escola, rpocuramos corrigi-las mas quando elas vão para casa, elas ouvem a má pronuncia das palavras, e isto sempre persiste, e para nós é impossível corrigi-lo" As crianças pemanecem na escola talvez umas cinco horas por dia, e a maior parte do tempo ficam em casa, onde uma atmosfera de indesejáveis formas sonoras podem pressioná-las durante todo o tempo, de sorte que são verdadeiras escravas desta atmosfera. Há certas palavras que elas não conseguem dizer, pois não podem pronunciar um som puro.
Pode-se crer que uma pequenina coisa não tem importãncia; de modo algum é uma pequenina coisa, e um número delas perpetuamente repetidas rpoduz um enorme efeito. É seguramente melhor que nos rodeemos de beleza e não de fealdade, mesmo que seja na matéria etérica. É de suma importância falar com correção, beleza e clareza, pois isto conduz tanto ao refinamento interno quanto externo. Se falarmos de uma maneira grotesca e desalinhada, deagradamos o nível de nosso pensamento e tal maneira de falar repelirá e desgostará as pessoas que gostaríamos de ajudar. Aqueles que não podem ser exatos no emprego de palavras não podem ser precisos em seu reciocínio; serão mesmo mais vagos em questões de moralidade pois todas essas coisas reagem umas sobre as outras.
Cada palavra proferida gera uma pequena forma na matéria etérica, ta qual faz o pensamento na matéria animal."
C.W. Leadbeater;

Nenhum comentário:

Postar um comentário