quinta-feira, 18 de julho de 2013

Tia Neiva: Novo Relato!







Salve Deus, meus irmãos... vamos conhecer um pouco mais sobre nossa Mãe?
 Eu  estava conversando com um mestre daqueles do tempo de Tia Neiva e, conversa vai, conversa vem, consegui chegar no assunto que mais gosto: saber detalhes da intimidade desta mãe querida que não conheci pessoalmente. E perguntei: " Mestre, como era Tia Neiva?". Ele parou de falar, o olhar ficou fixo na Casa grande, como se buscasse aqueles tempos distantes, ficou em silêncio pensativo como se não tivesse entendido ou ouvido a pergunta. Ia perguntar de novo mas ele respondeu:
_ Tia era uma pessoa comum. Conversava muito, adorava conversar; adorava piadas, amava serestas, que sempre fazia, muitas vezes de improviso. E como gostava de contar histórias... Histórias esquisitas, sem sentido, algumas que o pai lhe contava quando criança. Ela sempre contava uma história que eu achava esquisita, sem graça, mas, ela me contou muitas vezes e eu, tente mudar a história para ver se melhorava, mas, nada! história esquisita... Quer ouvir?
_ Claro que quero!- respondi e ele rindo me contou a história que Tia muitas vezes lhe contou e que lhe fora contada por seu pai:
( e era mais ou menos assim): 
" Havia um homem que gostava de caçar. Mas, naquele tempo a munição era diferente para cada animal. Se ia caçar paca, a bala tinha que ser para paca. se ia caçar tatu, a bala era para tatu, se ia caçar veado a bala era para veado, entendeu? E um dia o homem resolveu caçar veado e colocou na arma as balas para veado e anou pela mata, mas, não encontrou nenhum veado, e o homem viu umas rolinhas e atirou mas, as balas bateram e voltaram e ficaram rodando em volta do homem. O homem então viu uma onça e atirou na onça. Mas, a bala era de veado e acertou o rabo da onça que ficou presa numa árvore. Quando o homem se aproximou, a onça deu um grito e saiu correndo. mas, como estava presa pelo rabo, saiu correndo e deixou o elo para trás. Entendeu, ela saiu pelada correndo e o pelo ficou agarrado na árvore.
Não sei se é verdade ou não que Tia contasse esta história, que lhe conrou su pai. mas, foi assim que me contaram no Vale do Amanhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário