segunda-feira, 27 de julho de 2015

AURA.- por José Carlos Leal

Muita Luz.
 
 
 
 
A  existência em seres humanos e objetos de uma espécie de irradiação luminosa ou aura, é conhecida há muito anos pela humanidade. Segundo espíritas e esotéricos, a aura seria uma variação derivada do corpo astral ou das energias existentes em cada corpo. Nas antigas tradições, a palavra aura aparece sempre relacionada a seres humanos.
Em muitas pinturas antigas, representativas de santos, vê-se uma aura reduzida a um círculo de Luz sobre a cabeça deles.
Não se tem informação segura se a origem desse desse conceito é a Índia, o Egito, a Grécia ou qualquer outra grande civilização antiga, mas é fato que esta ideia aparece em culturas bastante remotas e em lugares bem diferentes.
No séc. XiX quando os estudos das ciências físicas naturais se desenvolveram consideravelmente, este assunto foi retomado e muitos pesquisadores pareciam acreditar que não só os corpos humanos como de todos os seres vivos e mesmo os cristais , irradiavam tais emanações.
Nesse mesmo século surgiu também um grande interesse pela metafísica e pelo espiritismo. Com esses dois ramos do conhecimento, reforçou-se , e não pouco, a ideia da mediunidade. Assim percebeu-se que certos indivíduos sensitivos, chamados médiuns tinham a capacidade de ver a aura das pessoas eesta possuía coloração diversa, que variava de acordo com o estado físico ou mental da pessoa observada.
Em 1968 surgiu um fato novo: um cientista russo chamado Semyon Kirlian, desenvolveu uma técnica para fotografar auras. Surgiram então as fotografias chamadas Kirlian, cujo autor converteu as propriedades não elétricas de um corpo em propriedades elétricas e registrou o resultado da conversão em película fotográfica.
os resultados foram surpreendentes e coincidiam  conhecimentos muito antigos que eram tidos como lendários ou mitológicos.
para não faltar com a verdade, deve-se dizer que a fotografia Kirlan ainda é bastante pelas alas materialistas que  que negam qualquer fenômeno qe não comporte as regras de sua visão de mundo, entretanto o número de cientistas que comprovam a sua veracidade tem crescido a cada dia. É estranho que os povos antigos pudessem ter conhecimento dessa realidade sem ajuda que qualquer aparelhagem científica ou tecnológica.
Uma explicação  possível seria o fato de, naquelas culturas, a mediunidade  ser encarada como fato natural e encarada sem preconceito, assim, os médiuns videntes conseguiam não só provar a existência da aura como detectar certas doenças como estados psicológicos por meio das cores que apresentavam.
Já também teoria que se valem da exobiologia, ou seja, da tese que se apoia na presença de seres extraterrenos em nosso mundo nas antigas civilizações.
O best-seller de Rick Von Daniken, intitulado Eram os Deuses Astronautas foi uma obre que divulgou bastante essas ideias. Segundo este autor muitos traços de uma espécie de superciência que os antigos possuíam teriam a sua origem em outros planetas; inclusive a noção de corpo espiritual, aura, bicorporeidade, entre outras. Há também os que acreditam que tais conhecimentos venham de culturas terrestres muito remotas, como as de Atlântida e Lemúria.
*Correio Espírita- fevereiro 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário