sexta-feira, 26 de março de 2010

Definição de medium

Abordamos o sentido generalizado de "medium": o ser humano como intermediário_ recepção e emissão_ de muitas forças.
O espiritismo tradicional, e mais precisamente, o cadercismo, coituou o médium como o ser humano excepcional, portador de de poderes psíquicos que possibilitem o contato com os chamados espíritos. A conceituação cardecista de espírito é ampla e abrange muitas categorias. Mas, o sentido desenvolvido na prática foi o de contato com os espiritos que já tenham tido corpos, isto é, já tenham sido seres humanos. Essa preocupação reduziu a capacidade do cardecismo e o espiritismo arcou como ônus de ser a doutrina dos mortos_ o que o cardecismo não é realmente.
Mais de 100 anos depois, talvez sob a explicação do próprio Kardec,verifica-se que não existem poderes psiíquicos especiais,mas, apenas emissão de forças, energias naturais a todos osseres humanos. Vê-se também que todos os seres humanos usam essas energias, pois, sendo elas narturais e integrantes do processo biológico normal, ser-lhe-ia impossível deixar de usá-las.
Outro fato tranquilo é o relacionamento interplanos, o contato entre as dimensões, a osmose universal. Esse fato só permanece obscuro porque se convencionou que o contato é o que se faz pelos sentidos, convenção essa fácil de ser derrubada no moderno pensamento científico.
Se admitimos , pois, a existência de espíritos, entre atômicos moleculares cujo "habitat" é outra dimensão vibracional, somos obrigados, por definição, a admitir a relação desses espíritoscom os seres físicos- naturalmente.
O contato se faz com mais precisão pelo ser humano por ser este portador de um ou mais espíritos. Um ou mais, porque, no caso das obssessões, mais de um espírito habita o mesmo corpo, formando a base das esquizofrenias.
A conscientização do mecanismo desse contao, que é feito à nossa revelia_ é que diferencia o "medium" natural do médico, que é feito à nossa revelia_ e que diferencia o " medium" natural, do Medium no sentido espírita da palavra.
O desenvolvimento da técnica de contato conscientemente, permite ao medium ir além do relacionamento, com seu próprio espírito e controlar o fenômeno, também natural, de relação com outros espíritos.
"Medium" é pois um ser humano normal que utiliza conscientemente suas fraculdades mediúnicas. Mediunismo é o conceito organizado desse proceoo. ( Mário Sassi, in"No Limiar do terceiro Milênio", Ed. Vale do Amanhecer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário