segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Paz, carnaval, futebol: não mata, não engora e não faz mal..SERÁ?


Salve Deus, amadinhos!

Mais um carnaval está chegando. È época de muitos jaguares e outros tantos espíritas lançarem voz contra esta festa popular! É certo que, uma música famosa no país interpretada por Cláudia Leitte diz que " PAZ, CARNAVAL e FUTEBOL, não mata, não engorda e não faz mal"... Será que isto é verdade ou será verdade a opinião(ou crença) que no carnaval existem apenas espíritos do Vale Negro, sofredores e obsessores. estou colocando esta postagem para tentar raciocinar junto com uma irmã de Falange que me pediu, por e-mail, opinião sobre o assunto, ua vez que está escalada pela Prefeitura de sua cidade para fiscalizar a "passarela do samba". Embora eu não tenha qualquer qualificação especial para orientar aquem quer que seja, não me custa nada pesar juntamente com esta irmã e com outros visitantes e sguidores sobre o assunto dentro do que penso, ficando claro que é minha opinião pessoal.
Na verdade, sou leiga no assunto. O que sei de Paz são raros momentos fulgazes nesta minha existência e muitas vezes chego até a acreditar que a Paz é uma ilusão! Mas, como que a me desmentir, lá vem este sentimento chegando de manso e me invadindo por inteiro... você já se sentiu assim... tão em paz que parece mais leve? A paz nos inflama e, por breves segundos enche o nosso coração, tornando-o mais "gordo": maior!
O futebol é uma atividade prazeirosa, que nos leva a rir, brincar, de foradescontraída. Bons momentos desta vida são passados ao lado ( não propriamente ao lado, mas, correndo atrás) de uma bola. As crianças, desde que nascem mal começando a andar, já amam este esporte e pouquíssimos adultos não se empolgam com um bom jogo de futebol... " Quem e que nunca sonhou em ser um jogador de futebol?"
Do carnaval, tenho ainda algumas lembranças boas e tristes, boas lembranças doloridas. lembro-me do meu pai, um verdadeiro "general da banda", carioca da gema, todo fantasiado, com direito a rouge e baton, empolgadíssimo atrás da batucada. Homem de coração puro, espírito altamente evoluído, jamais falou mal ou desejou mal a quem fosse... mas, adorava carnaval! Pulava os três dias até se acabar. Minha mãe, também adorava o carnaval e me vestia com lindas fantasias ( menos a que eu mais queria: cigana, pois dizia que as mulheres ciganas " não prestavam, eram mentirosas e enganadoras!), mas, vesti muita colombina, havaiana e bailarina! Mais tarde, meu pai, como bom carnavalesco, me levou para  escola de samba, onde fui passista desde os 11 anos, pensei jamais passar um ano sem a avenida, os confetes, as serpentinas, os aplausos! Carnaval, para mim sempre foi sinônimo de união familiar, alegria sadia e cultura, aprendi História com bons sambas: sabia de cor as sete maravilhas do Mundo antigo por causa de um samba da Beija Flor: " Os jardins suspensos da Babilônia, que o rei construiu com amor e orgulhoso a rainha entregou... e as muralhas, de longe fascina, quem tem olho grande não entra na China..." ou sobre o preconceito racial na África do Sul com " Valeu Zumbi! O grito forte dos palmares, que correu terra céus e mares, inlfuenciado a Abolição... a história do café, do cacau... o Aleijadinho, Villas Lobo, Pelé!Muita coisa boa que se podia aprender cantando!
Porém, todas estas atividades humanas: Paz, carnaval e futebol, sinôminos de pureza, alegria e felicidade, tomaram, na atualidade um outro caráter. O carnaval se encheu de mulheres nuas ou semi nuas e homens bestializados,  a alegria depende do álcool e das drogas, a violência decide o espaço.... A Paz, virou motivo de discórdia entre os povos e para garantir a Paz é preciso fazer a guerra... matar... morrer... destruir... O futebol, amados, virou campo de guerra. Torcedores uniformizados se transformam em assassinos cruéis e ao invés da alegria da disputa querem eliminar todo o pobre coitado que torce pelo time adversário. É, parece que o homem conseguiu destruir tudo ou quase tudo que fazia a felicidade ( ainda que passageira) do ser encarnado.
Não me venham com discurso moralista e condenatório de que tais atividades e outras mais devem sumir da programação das pessoas, vamos pensar que ainda estamos em processo de evolução, toda a Humanidade, e como seres imperfeitos ainda necessitamos de atos  e práticas pouco divinas, com o carnaval. o futebol, os shows de músicas,( quem não cantou ao menos uma vez: "ai, seu eu te pego, ai, ai?") os teatros, os cinemas, que se formos analisar, quase tudo traz ideias deturpadas sobre assuntos importantes e incentivo a sexo, violência, materialismo....
Meus irmãos, por termos o plexo iniciado estamos sujeitos, com mais ferociade ao ataque dos nossos irmãos invisíveis, ávidos por bebidas e drogas, violência, desatinos.. Por isto é inportante que evitemos locais em que a sintonia energética é direcionada a estas práticas, para não cairmos nas vibrações de espíritos obessessores. Mesmo porque, quando um pouquinho mais evoluídos, não suportamos permanecer neste tipo de ambinete e o ser que busca sua evolução espiritual por si e sem sofrimento se afasta espontânemente de tais locais. E, principalmente o Jaguar; poucos Mestres Sol e Lua se sentem bem em certos ambientes cheios de impregnações negativas ou sentem falta de distrações que colidem com seu plexo, com seu Sol Interior, trazendo uma (de) sintonia incômoda... por isto muitos dizem que alegria de jaguar é estar no Templo manipulando!
Mas, a Paz, o carnaval, o futebol e outras tantas atividades humanas, como a dança, o teatro, o cinema... não são ruins em sua essência, NÓS SERES HUMANOS É QUE OS FAZEMOS RUINS! Pois até num convento católico ou num Templo do Amanhecer pode-se dar espaço para Espíritos trevosos participarem da convivência... basta entrar na faixa energética dos mesmos: lé com lé, cré com cré... O certo é que os cães só aparecem se damos comida, os Espíritos sofredores só vêm se lhes alimentamos!
Queridos, vamos, também, ter cuidado, quando fizermos os festejos de momo dentro da área do Templo, geralmente no Pequeno Pajé, com estes pequenos (e muitas vezes grandes) Espíritos, sob nossa condução... mostremos o carnaval como a festa de minha infância: de alegria, inocência e união. Vamos orientá-los sobre o carnaval e seus perigos; não que estes estejam no carnaval em si, mas, no coração de alguns foliões, mas é sempre bom que nossas crianças saibam que muitos perigos rondam os que querem seguir a Jesus, que muitas vezes são "tentados", quer dizer, são obsediados por espíritos involuídos (até Jesus foi, você sabe.) Mas, que é imporatente resistir, como Jesus resistiu, com atitude mental e oração: orai e vigiai! O Mestre comeu e bebeu com pessoas de todo o tipo, conviveu com cobradores de impostos, delatores, ladrões e não se contaminou e ainda disse: " não vim para os sãos e sim para os doentes!"
Deus, ama a alegria.. colocou tantas coisas no mundo para nos alegrar! Nos deu o poder do sorriso (o Homem é o único animal que ri!), vamos buscar sempre o lado bom das coisas comsegurança e titude baseada no Bem, lembra-se da carta de Tia que fala do lírio?

SALVE DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário