sexta-feira, 26 de novembro de 2010

È possível fazer o bem? Palavras de Aganara

              È possível fazem o Bem? Porque achamos que a prática incessante do Bem é tão difícil?

      Muitas pessoas apesar de terem um firme propósito de praticar o Bem, dizem que fazê-lo é muito difícil e que não conseguem fazer todo o Bem que gostariam pois encontram, entre a vontade e a prática muitas dificuldades. Num primeiro momento ao ouvia-las falando desta forma, podemos julgar que buscam justificativas para não praticarem o Bem em toda a plenitude que poderiam, pois os motivos que alegam para a justificativa são muitos: " A gente faz o bem e recebe o mal como pagamento", " Eu tentei ajudar mas a pessoa não aceitou..." " Hoje em dia até fazer o bem é im possível!", " "Não gosto de me meter na vida dos outros.", " Estou com tantos problemas..." " Não tenho dinheiro." ," Não tenho tempo", " não tenho nada com isto". E por aí vai todas as desculpas que ouvimos nos momentos de abstenções. Porém, estas pessoas, infelizmente estão entendendo que a prática do Bem está ligado apenas a doações de bens materiais, ao dispêndio de tempo e energia ou a intervenção direta na vida do necessitado. O que é uma visão errônea da prática, uma vez que podemos fazer o Bem até mesmo sem sair do conforto de nosso lar, estendendo-o a todo o Planeta apenas como nossas emanações e vibrações de amor, que em ondas benéficas atuam onde se façam necessárias.
  O assunto merece mais atenção porque é importante que cada vez mais pessoas encarnadas neste planeta pratiquem o Bem; porque só assim, cada vez mais, o mal perderá forças e sua prática será uma exceção.
    È importante sempre lembrar que para fazer o Bem para o outro n ão é necessário nem tempo, nem espaço e nem tampouco qualquer valor em dinheiro. Muitas vezes aquele irmão que está no" fundo do poço" ou simplesmente precisando apenas de um incentivo, nada mais precisa do que uma palavra, um gesto, uma oração.... Quantos desesperados passam por nós nas ruas e ao receberam um cumprimento, um sorriso ou um simples olhar já é possível notar que ele recebeu algo que precisava naquele momento. Eu mesma já passei por isto quando estava em uma cidade grande; sem conhecer ninguém e sem resolver o problema que tinha ido resolver e num momento de desespero e desamparo, numa calçada cheia de gente apressada, uma mulher que nunca vira, ao passar me olhou nos olhos e sorriu. Naquele momento uma energia boa me atingiu e eu percebi que existia, que podia ser vista e notada e criei forças para retornar e resolver o problema, Aquela mulher me fez um Bem enorme, sem saber, simplesmente porque me olhou e sorriu num momento de fragilidade e solidão.
     Considerando que o Homem nasceu para a prática do Bem, podemos fazer uma analogia com o pássaro que nasce para voar. Apesar de nascer para o vôo, as aves precisam aprender, exaustivamente como se lançar e permanecer no ar. Também o Homem, que, apesar de possuir todo o mecanismo psicoemocional para a prática do Bem deve ser desenvolvido, exaustivamente, em contínuas e múltiplas práticas benéficas, até que, naturalmente, sem maiores esforços faça da prática do Bem o seu cotidiano.
   Como diz minha amada e venerada Mentora, Vovò Catarina de Aruanda: "Onde o Bem chega, o mal não se aproxima..."! Salve Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário