terça-feira, 14 de junho de 2011

O Sermão da Montanha- na visão do Vale do Amanhecer

Não julgueis que vim destruir a Lei ou os profetas. Não vim destruí-los, mas dar-lhes cumprimento. Porque, em verdade, vos digo: Enquanto não passarem o Céu e a Terra, não passará da Lei, um só "i"bou "til", sem que tudo seja cumprido! Aquele que violar um deses mínimos mandamento e assim ensinar aos Homens, será tido pelo menor do Reino dos Céus; mas, o que guardar e ensinar será estimado grande no Reino dos Céus!

 De forma clara, Jesus proclama a Verdade da Lei e dos profetas, evitando, assim o possível conflito com aqueles que pensavam que Ele estava dispostoo a destruir toda a velha doutrina de Moisés e implantar novidades . Comose pode ver no Velho Testamento, havia a necessidade de tender às condições de consciência e cultura dos povs, e muita coisa foi dada como revelação divina, mas, na verdade, era mistificação para atender a estratégia de sacerdotes e governantes. Mas tudo caminhou para a chegada do Messias, o salvador, Jesus de Nazareth. Foram estágios vividos pela Humanidade em cada era, na evolução espiritual do Homem na Terra. Logo, não poderia o Divinoe Amado Mestre destruir toda  base da revelação de sua Doutrina Crística.Em muitas ocasiões, Jesus falou do que tinha dito aos antigos, mas que agora seria hora ouvi-Lo e entende-Lo sobre o meso asunto, sob a mesma ótica do amor incondicional. Quando contrariou a Lei Mosaica- uma coleção de preceitos horizontais-perdoando adúltera que deveria ser apedrejada até a morte, ou quando contrariou a Lei de Talião, do "olho por olho, dente por dente", ensinando que devíamos amar nossos inimigos, Jesus estava apenas acrescentando amor e aconsci~encia universal às Leis Divinas  que regiam os Homens, aperfeiçoando-as, buscando dar base de conhecimentos interiores que propiciariam ao espírito melhores condições de agir e reagir em sua jornada, evitando intenções e atitudes geradas pelo Mal. Com jesus, a evolução do espírito humano começou uma nova fase, em que fomos ensinados a sermosbons internamente, aprendendo a força da humildade, da tolerância e do amor. Fica caracterizada a importância e a responsabilidade dos instrutores, para a fiel transmissão do Evangelho e da Doutrina Crística.



Porquanto vos digo: Se a vossa Justiça não for maior do que a dos escribas e fariseus, não estrareis no Reino dos Céus!

Jesus procurou incutir em seus seguidores a noção da Justiça Divina, sobrepondo-se à justiça dos Homens. os escrias e fariseus se prendiam às leis e à santidade legal ou exterior e entendiam a justiça de modo deformado, o que causou muitos diálogos ásperos entre eles e Jesus que buscava esclarecer os fatos e à luz do Evangelho. Por isto, devemos ter claramente a noção da Justiça Divina, do Poder Universal, com a nossa consciência tranquila porque temos toda as condições para aprender e praticar nossa Doutrina, com tolerância, humildade e amor, sem preconceitos e julgamentos, sabendo entender e perdoar, praticando, pois, a justiça de forma superior à dos escribas e fariseus.
( Observações Tumarã) suplemento II

Nenhum comentário:

Postar um comentário