segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Personalidade e individualidade: saiba a diferença!

 Muito ouvimos fala sobre personalidade e individualidade, mas, muitas vezes não sabemos com clareza a diferença entre estes dois lados de nossa pessoa, por isto é sempre bom aprender ou relembrar sobre o assunto, pois esta diferenciação e muito importante para nossa conduta doutrinária.
O texto a seguir é do Trino Tumuschy, Mestre Mário Sassi, e consta das "Instruções Práticas",fasciculo 1.

...
Naturalmente você já percebeu que sua individualidade é coisa antiga, tão antiga que você não sabe quando ela começou a existir. Mas sua personalidade é recete pois tem exatamente sua idade!
Sobre sua personalidade você sabe quase tudo. Você sabe do que gosta e do que não gosta. Na verdade você tem até mesmo certa admiração por você mesmo! Pode até acontecer de você ter mágoa de não ser bonito, mais charmoso ou mais alto...
Normalmente você vive tão preocupado com sua personalidade que raramente você percebe a sua individualidade. Entretanto, seu espírito te a experiência de muitas encarnações, de experiências vividas durante ilhares de anos. Ele tem a experiência acumulada de vinte ou mais personalidades diferentes que você já foi! Só que você não se lembra disso, não tem preocupação de pensar em seu próprio espírito, e isto não é realmente muito premente, até que o seu "carro" atual comece a ratear e as coisas comecem a ir mal.
È neste ponto que você veio parar no Vale do Amanhecer e acabou se tornando um médium do Vale. E como o Vale existe justamente para reavivar sua memória espiritual, a principal coisa que ele vai lhe ensinar é a retomada de contato com seu próprio espírito. Isso será feito pelo mecanismo de mediunização.

Amados, vamos recapitular as palavras do Trino Tumuschy:
Personalidade:é a forma de ser, pensar e agir do ser humano, que o distingue dos outros seres humanos, que o leva  a ter determinado comportamento e pensamentos característicos; é possível afirmar, sem medo de errar que a personalidade, é formada a partir da influência familiar, educação, contexto social, etc.
Individualidade- è a carga transcendental e meritória de um espírito. É  a Essência do espírito, sendo una e indivivísvel. Podemos afirmar, sem medo de errar que a individualidade não muda, ainda que o Espírito tenha várias reencarnações, vivendo em diversas famílias, sociedades e épocas.

Um Exemplo para melhor compreensão.
Sabemos que na televisão tem várias novelas, uma sucedendo a outra; vamos imaginar um artista que conhecemos e vamos relembrar o trabalho do mesmo em cinco ou seis novelas que assistimos. Este artista pode ter feito papéis de pai de família, advogado, artista, jornalista, etc. Pode numa novela ser calmo, noutra nervoso, pode ser louro, noutra novela ser moreno, pode gostar de dançar numa novela e noutra odiar a dança. Em um exemplo bem grosseiro, as personagens que este artista "encarna" nos vários trabalhos pode ser entendido como personalidade( em cada novela ele tem uma), mas, o ator,é sempre o mesmo, isto se equipara a individualidade.
Irmãos e irmãs, sabemos que no nosso trabalho mediúnico devemos dar relevância à nossa individualidade, para que não tenhamos o risco de deixar nossa personalidade aflorar e aí darmos entrada para sentimentos, atos e pensamentos que nos distanciam da verdadeira missão. Salve Deus. 


2 comentários:

  1. Olá, Jurema Nogueira ...

    Então eu pergunto-lhe: o que você, conjectura como sendo "deus" '''

    Amigavelmente - artur

    ResponderExcluir