quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A MENTE- Trino Tumuchy





A palavra " mente" tem um largo espectro de significados, em sua maioria num sentido abstrato, sempre, porém se referindo a algo que possuímos. alguma coisa que faz parte de nossa alma , vagamente, de algo que está dentro de nossa cabeça.
Na linha de nosso ensinamento, a mente é um campo de energias concentradas a que chamamos de "energia mental". Seguindo-se o mesmo raciocínio da estrutura e funcionamento do átomo, o campo energético da mente é imitado em torno de uma massa densa, nuclear, ao redor da qual os mecanismos psicológicos giram como satélites.
Esses satélites são os instrumentos da vida mental, e suas categorias vão desde o sistema sensorial até a capacidade de abstração. Seu funcionamento é pulsativo em torno do seu núcleo. Ela recebe e transmite impulsos de diferentes gamas vibratórias conforme a sintonia em que é colocada pela vontade. essa é chamada de "sintonia mental".
A mente é ligada diretamente aos centros coronários ( esferas), através dos plexos e dos Chacras. Assim ela influencia e é influenciada pelo "Sol Interior", no movimento natural da vida, na dependência de todos os fatores que determinam a existência do Homem: tempo, espaço dimensionado, grau de evolução e fatores cármicos- transcendentes.
Nas sucessivas encarnações o centro coronário é mantido, permanece e representa a herança espiritual de cada Ser Humano. Agora, tendo alcançado o grau iniciático de nossos ensinos, temos aqui a explicação de fascículos anteriores, no qual afirmávamos que o sistema nervoso desencarnava junto com o espírito. Entendíamos, então, que não eram as fibras ou as células, mas sim, "o sistema", ou o "esquema" que seguia para o plano etérico, em torno do qual se formava o corpo fluídico do desencarnado. Não tínhamos ainda a revelação do sistema coronário; agora sabemos que o esquema do sistema nervoso é apenas parte integrante do sol interior e seu centro coronário.
A mente é proporcional e relativa ao sol interior; isso significa que sua composição energética e seus instrumentos, são de conformidade com o estado em que o Ser se encontra. Desses "estados" nós só conhecemos três categorias: encarnados, (nós os Homens), os desencarnados( mortinhos), espíritos que ainda estão a caminho no etéricos) e os " Espíritos de Luz" ou " espíritos santos" ( que já completaram suas trajet[orias cármicas ou que já operan na lei do auxílio integrando as falanges dos mestres planetários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário