sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

FIM DO MUNDO OU TRANSFORMAÇÃO DO PLANETA?

SERÁ QUE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO PLANETA DE MUNDO DE EXPIAÇÃO PARA O MUNDO DE REGENERAÇÃO JÁ COMEÇOU?

O PROGRESSO DOS MUNDOS.Por Roberto Carlos Moreira.


  "Os mundos progridem fisicamente  pela
elaboração da matéria e moralmente  pela
purificação dos espíritos que o habitam. A
felicidade estará na razão da   predominân-
cia do bem sobre o mal.   O bem é resultado
do progresso moral dos Espíritos. O progres-
so intelectual não basta, pois com a inteligên-
cia eles podem fazer o mal!
( A Gênese- capítulo XI ítem 43)


imagem de internet
A Terra passa, segundo informações recebidas do PLANO ESPIRITUAL, por uma fase de transição de Mundo de Expiação para Mundo de Regeneração. "E vi no céus uma nova terra"(Apocalipse- capítulo 21, versículo 1). Assim falou João Evangelista, mostrando a possibilidade de transformação da Terra num mundo de regeneração; ele vislumbrava  um novo mundo, uma nova esperança para os seus habitantes. Porém, analisando a obra de Kardec entendemos que João não falava apenas de mudança do campo vibratório do planeta, mas também, de toda uma alteração física em todo o Globo. Conforme Kardec nos fala na gênese esta mudança obedece à sagrada Lei da evolução. " A humanidade tem realizado, até o momento,, incontáveis progressos. O homem, com sua inteligência, chegaram a resultados que jamais haviam alcançados sob o ponto de vista das ciências, das artes e do bem-estar material". Percebe-se que o Mundo está se transformando rapidamente e sofrendo adaptações, visando melhorar a condição e qualidade de vida no planeta. A tecnologia tão avançada nos permite feitos que há dois séculos não eram sequer imaginados. O avanço da medicina com o controle da dor e a erradicação das doenças, tecnologia da comunicação, a conquista do espaço,  a evolução das ciências. É um processo acelerado de transformação e é com alegria que devemos perceber a mudança da hierarquia que passa nosso Orbe.
A evolução dos mundos habitados por seres inteligentes acontece na mesma proporção da evolução de seus habitantes. A Terra, por exemplo já serviu de morada a seres de comportamento inferior: " A raça adâmica tem todos os caracteres de uma raça proscrita; os Espíritos que dela fazem parte foram exilados sobre a terra, já povoada, porém, por homens primitivos, mergulhados ignorância e que têm por missão fazer progredir, trazendo-lhes a luz de uma inteligência desenvolvida". ( A Gênese- Capítulo XI, ítem 45). Quando ainda estava com o mundo primitivo,  os espíritos que aui encarnaram eram seres afinizados somente com o mal, sem nenhum comprometimento moral com o bem. Sabemos que dentro de alguns séculos, estaremos em outra faixa de vibração típica do mundo de regeneração.
Segundo as orientações de Kardec, classificam-se os mundos habitados em cinco categorias: Mundos primitivos, que é a classificação atual do planeta Terra. Nestes Mundos, espíritos em evolução tentam combater combater o mau instinto dominante evoluindo moralmente e intelectualmente. Mundos de regeneração, são considerados Mundos de maior felicidade para o espírito que já passou pelas provas promissoras dos mundos de expiação. Lá os espíritos ainda t~em que expiar, mas imbuídos do bem comum, encontram apoio no próximo para combater suas fraquezas e se dedicarem ao aprimoramento moral, intelectual e espiritual. Já nos mundos ditosos, o bem sobrepuja totalmente o mal., e seus habitantes se dedicam exclusivamente à evolução total, apoiando, de acordo com o planejamento divino, outras raças na mesma caminhada. E os mundos celestes ou divinos, onde o bem reina plenamente e soberano, natureza de felicidade e conhecimento tal, onde se encontram os seres que já passaram pela mesmas etapas de aprendizado e aperfeiçoamento que todos os habitantes de escalas de mundos inferires. Sua felicidade é trabalhar pelo bem comum e atender prontamente os designos do criador.

Mudança de casa.

A Terra passa por transformações que já estavam previstas no planejamento divino desde sua citação. Analisando o comportamento moral dos habitantes do planeta já assistimos todo tipo de sofrimento, guerras e aberrações que uma raça pode suportar, de forma que o mal reinou soberanamente desde a chegada do homem inteligente há milhões de anos atrás. Vivemos situações de corrupção entre os povos,  a escravidão de raças, a violência das guerras, as grandes desigualdades sociais, onde a fome e a doença dizimaram inúmeras civilizações." Logo que um mundo alcança um de seus períodos de transformação, que o deve fazer subir na hierarquia dos mundos, ocorreram-se mudanças na sua população encarnada e desencarnada."( A Gênese- capítulo XI, ítem 43).
Se arrumarmos a nossa casa, deixando-a limpa e cheirosa, não é nosso desejo que baderneiros tomem a sala de visitas. Assim está acontecendo com o nosso planeta. A Terra acompanha a evolução natural de seus moradores, que atualmente se preocupam com a qualidade de vida das gerações futuras. Porém um número incalculável de pessoas ainda se presta à sugestões do mal, vibrando nas teias da ignorância e perversidade. Não é lícito mante no mesmo local, espíritos com propósitos diferentes, que podem atrasar o progresso da coletividade. Os irmãos que não se adequarem à educação do novo lar ou que, de antemão, forem considerados inaptos a ocuparem a casa limpa, serão remanejados para outras regiões do espaço, em mundos compatíveis com que a Terra representa hoje, onde darão continuidade evolutiva, através de sucessões reencarnações.
" A humanidade já dá os primeiros passos para melhorar o planeta que habita. A grande preocupação com o meio ambiente e as autoridades se sentem  impelidas a agirem com urgência, tomando providências érias para garantir um futuro digno á gerações vindouras. Ao mesmo tempo, o ser humano imbuído do sentimento de fraternidade, tenta, através de ações sociais, transformar a sociedade. Não há um sentimento religioso em seus atos mas, sim, um sentimento de equilíbrio, de entendimento e humanidade. Segundo o estudiosos e pesquisador espírita Dr. Alfredo Lauro Mello, do Centro Espírita Amo e Luz, no Rio de Janeiro, a psicosfera do planeta está sob intensa transformação e ao vibrar e agir positivamente, o Homem da nova Era transforma  seu pensamento e modifica suas atitudes. Este homem já está ajudando a "limpar" a densa energia negativa que envolvia, até poucos anos nosso plano. 
Inúmeros Espíritos migram todos os dias para outros planos e muitos desencarnados não reencarnam mais na Terra, a não ser em ações rápidas, uma última cartada para modificar seus atos, como lembra Kardec " Aqueles que, apesar da inteligência e de seu saber, perseverarem no mal, em suas revoltas contra Deus e suas leis, seriam a partir de então um entrave ao progresso moral, uma causa permanente de dificuldade ao repouso e felicidade dos bons. Por isto, são excluídos e enviados a mundos menos adiantados.", ( A Gênese- capítulo 9- ítem 43.) Segundo Divaldo Pereira Franco desde o ano de 1982 um novo grupo de Espíritos veio de pelos mais evoluídos do que a Terra, reencarnam em nosso meio com intuito de ajudar na preparação do planeta, para o novo modelo de comportamento e atitude adotado no Mundo de Regeneração.

Os exilados de Capela na Terra.

Emanuel retrata no livro"A Caminho da luz", um dos planetas da órbita de Capela muito parecido com a nossa Terra que ao passar pela mudança de ciclos evolutivos de Mundo de Expiação e Provas para um Mundo de Regeneração, precisou expurgar toda uma legião de espíritos rebeldes, atrasados e maus feitores, que conviviam com seres já preparados uma outra etapa na escala evolutiva. Em "A Gênese," Kardec afirma que esses períodos de renovação promovem uma seleção dos espíritos encarnados, aqueles que devem permanecer no planeta e aqueles que deverão ser encaminhados a outros Mundos. E vai além ao afirmar que espíritos inteligentes e evoluídos em ciência e sabedoria mas, destituídos de moralidade, podem também ser expulsos da Terra e encaminhados a mundos primitivos, para recomeçarem uma nova história junto a raças atrasadas, cumprindo novamente o mesmo percurso, até atingir a evolução que lhes falta para habitar os mundos mais felizes.
Já Ramatis nos relata em "Mensaem do Astral", pela psicografia de Hercílio Maes, a convivência dos novos habitantes de nosso planeta Terra há milhares de anos atrás, ainda em sua formação, e sua interação com povos menos evoluídos: " Temos à disposição em nosso mundo, literatura mediúnica que cita muitos casos de espíritos expulsos de outros orbes para a Terra, em fases de seleção entre o "trigo e o joio" ou entre "lobos e as ovelhas", fases estas que terreis em breve que passar, para a higienização de vosso ambiente degradado. Entre os muitos casos de exílio que o vosso mundo tem acolhido, ocorreram diversos casos isoladamente ( em pequenos contingentes), ebem como emigrações em massa, como a proveniente do Sistema de Capela, as quais constituíram no vosso mundo as ciivilizações dos chineses, hindus, hebraicos e egípcios e, ainda o tronco formativo dos árias. Esse ´o motivo porque, ao mesmo tempo que floresciam civilizações faustosas e se revelavam elevados conhecimentos de ciência e arte, desenvolvidos pelos exilados, os espíritos originais da Terra mourejavam sobre o primitivismo de tribos acanhadas. Ombreando com barroa massado, das cabanas rudimentares  do homem terrícola, forma-se erguendo palácios, templos e túmulos faustosos, comprovando conhecimento e poder evocado pelos exilados de outros planetas." Esta interação entre as raças cujo intelecto estava amplamente apurao, com os habitantes primitivos mostra a grandeza da bondade divina ao uni-los, onde puderam se auxiliar na mesma jornada evolutiva.
O espírito progride intelectual e moralmente. Não chegaremos à evolução plena sem atingirmos os dois cumes do progresso.
In Revista Espiritismo Filosofia- Ciência- Religião- nº 2, ano @, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário