terça-feira, 2 de junho de 2015

VALE DO AMANHECER- registro histórico.

 
 
 
Salve Deus.
 
A presente postagem é muito interessante porque expressa estudos feitos em 1977 pela pesquisadora psicóloga  Ana Lúcia Galinkin, como tese de Mestrado em Antropologia, e segundo a mesma se interessou  por estudar "cientificamente" o Vale do Amanhecer "quando soube da existência de uma comunidade chamada Vale do amanhecer dirigida pela médium Tia Neiva, onde ocorriam curas milagrosas. O Trabalho denominado "A cura no Vale do Amanhecer, foi recentemente, 2008, publicado em formato de livro e, apesar de alguns equívocos que não podem ser identificados, torna-se um documento importante que dá uma visão geral dos primeiros anos da doutrina após sua chegada ao Vale.
As páginas 29/33, capítulo 1 é que serão transcritas em parte e mostram as dificuldades enfrentadas, a limitação cultural e até mesmo as agruras materiais dos primeiros médiuns, o que nos levam a duas conclusões: a)- Se os pioneiros  aapesar de tantos problemas e dificuldades tiveram condições de cumprir suas missão, é certo que nós, atualmente, também conseguiremos, se nos esforçarmos; b)- os registros demonstram que os médiuns foram e sempre serão pessoas de grande força moral e espiritual, sendo que nem mesmo a cultura é necessário para o trabalho espiritual, basta fé e compromisso. 
" ...todas as edificações da comunidade eram de madeira e distribuídas em ruas sem nome e sem calçamento. Apenas o Templo estava sendo construído em alvenaria, mas, ao final da pesquisa várias casas de alvenaria haviam sido edificadas por adeptos residentes e por não-residentes que passavam curtas temporadas no Vale.
As  habitações, ao que diz respeito as comodidades domésticas são diversificadas. Pequenos barracões de chão de terra batida, com fogões a lenha, bancos rústicos, estrados de madeira servindo de cama ou velhos colchões estendidos no chão. A água é obtida em cisternas e os dejetos despejados em fossas negras. Essas casas ficam mais distantes da área central, onde se localiza o Templo. Casas mais amplas, de chão cimentado, providas de sofás com acabamento em plástico, fogão a gás, geladeira, televisão, água e sanitário interno, com fossa séptica, situam-se na área central da comunidade; No interior de quase todas as casas pode-se ver, dependurada em uma das paredes, uma foto ampliada da Clarividente, líder da comunidade. com menor frequência podem ser vistas fotos das imagens das entidades Espirituais da corrente indiana do espaço e da imagem de Cristo. Em quase todas as casas de médiuns que se tornaram médiuns espirituais, seus diplomas de mestrado estão enquadrados e dependurados numa das paredes da sala.A  comunidade conta com alguma infraestrutura de serviços, como eletricidade e iluminação pública fornecida pela CEB -Companhia da Eletricidade de Brasília; uma linha de ônibus que faz o percurso Planaltina- Vale do Amanhecer entre seis da manhã e onze da noite, com um único veículo nos dias úteis e seis aos sábados e domingos, dias de maior movimento devido aos trabalhos de atendimento espiritual.
Um orfanato, extensão da residência dos líderes da comunidade, abriga cera de 40 crianças abandonadas, segundo informações do secretário geral da ordem religiosa, além de filhos de alguns habitantes mais pobres. O Orfanato é denominado Lar das Crianças de Matildes, e mantido pela Ordem espiritualista Cristã e por doações.
Uma escola rural foi construída pela Organização religiosa e doada à Fundação Educacional do Distrito Federal, que mantem seis professoras e uma diretora trabalhando nas quatro séries primárias, em dois turnos, atendendo não só as crianças do Vale como também dos sítios vizinhos. Na escola não se ensina religião e não há, na comunidade, qualquer forma de catecismo para crianças, não havendo preocupação alguma dos seguidores e líderes em doutrinar formalmente as crianças dentro de uma crença religiosa.
Funciona também um pequeno comércio destinado ao público externo; um restaurante; uma lanchonete, uma livraria que vende  principalmente literatura espírita e publicações da editora do Vale do Amanhecer; alguns quiosques que vendem frutas e refrigerantes, a loja de um fotógrafo, com fotos do vale e dos líderes da doutrina, quiosques onde são vendidas  lembranças com símbolos da ordem religiosa (...) uma  pequena oficina mecânica (...) duas pequenas mercearias (...) um dormitório em condições precárias, é destinados aos casos excepcionais de pessoas de outras localidades que estão em busca de tratamento e não tem opção de pouso. Dois banheiros públicos e um guarda-volumes (...) todas as instalações são simples, algumas rústicas,, tendo estritamente o necessário para  o seu funcionamento.
(,,,) dispõe também de serviços de uma cabelereira e de uma manicure.... e de uma oficina de costura da ordem religiosa. há também um telhado denominado Toca do Pequeno Pagé, utilizado para reunir as crianças em roupas rituais, quando lhes são ensinados hinos religiosos - a única forma de participação religiosa das crianças. Esta atividade tem, mais, um caráter lúdico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário