terça-feira, 2 de novembro de 2010

02 de novembro- palavras de aganara

Há Duas formas para viver sua vida: uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre."Fernando Pessoa



                                      AFINAL, O QUE A MORTE?

         Hoje é o dia que relembramos as pessoas queridas ou conhecidas que encerraram sua jornada neste plano ao findar de suas existências; e, neste dia de finados, sempre sentimos a necessidade de meditar sobre a Vida e a Morte. È certo que é um processo contínuo, que se sucede e através do qual o Homem evolui ( ou deve evoluir) e aprender, aceitar e reformar as circunstâncias de sua existência. Devemos ser frisado que nehum ato neste planeta é irrelevante para que o ser evolua, todos stos e tosa as circusntãncias são formas e oportunidades de crescimento espiritual, que é o que realmente importa para nós, seres espirituais, pois esta é a nossa verdadeira identidade, emora por estarmos momentaneamente ocupando um envoltório de carne nos esqueçamos desta verdade.
   Viver é muito difícil porque cada dia é único, cada experiência que nasce com o sol é nova, por isto é tão fácil errar e tão dífícil acertar, nas diversas decisões, em cada ato e atitude. e isto pode acontecer milhares de vezes durante o turbilhão de nossa parcela, ora acertamos, ora erramos e novamente erramos e acertamos....
    Nascemos em um dia determinado e na maioria das vezes chegamos em meio a alegrias e festas. passamos por doloroso processo de sofrimento físico e intelectual, quando negamos nosso crescimento e muitas vezes nos rebelamos contra os mecanismos de aprendizagem, muitas vezes nos perguntamos: por que temos que crescer? porque temos que aprender? Mas, a vida não perdoa e, dia após dia, algo nos é ensinado. E nos tornamos adultos. Vimo-nos obrigados a ganhar o pão de cada dia, muitas vezes, cansados e doentes temos que trabalhar; e mais uma vez perguntamos: porque? Mas é preciso continuar, não temos como "descansar" da vida e assim, continuamos a jornada, querendo ou não. Cosntituimos família, damos "duro" para manter a família, educar os filhos, construir obras materiais e imateriais... porque? Envelhecemos, sofremos cada dia mais com a limitação física e a deficiência corporea, muitos sofrem de solidão, apesar de ter criado tantos... porquê?
         Se nos detivermos neste texto tão pesimista seria melhor que não houvesse vida, que não nascessemos,  não crescessemos, não aprendessemos, não amássemos nem procriassemos, envelhecessemos e morressemos. A vida seria injusta e inútil; um sofrimento desnecessário. Porque simplesmente morrer após tanto aprendizado e tanta luta?
  Mas, se olharmos o processo Vida-Morte pela ótica da bondade de Deus, vislumbrsremos s importãncoa do viver/morrer. pois ao nascermos chegamos trazendo alegria para muitos e muita esperança e deslumbramento para nós e para a nossa vida. A aprendizagem e´difícil , é certo; mas, com que alegria a criança aprende as coisas novas, os jogos, as novidades! Ah, como crescer é difícil e dolorido... mas, quem ao crescer não se encheu de planos para " quando ficar grande", realizar projetos, se apaixonar, ter filhos... quantos momentos felizes! Depois vem a velhice, época tão difícil da vida, mas plena, pela missão realizada, às vezes há a solidão e o abandono, mas, há também a certeza que tudo foi feito dentro do melhor possível e que muitas pessoas e muitas construções estão no mundo porque nós fomos responsáveis, direta ou indiretamente ; é nesta fase da vida que de pode dar ao luxo de se achar  "sócio de Deus", pelo tanto que já fez.
  Então, se a vida fosse apenas uma sucessão de dias e noites, alegrias e sofrimentos, não haveria sentido. por que tudo que somos ou fazemos estaria irremediavelmente perdido com a nossa morte. Mas, viver é mais , muito mais; crescer é evoluir e se projetar no infinito como seres infinitos que somos. É saber que cada manhã que veremos o sol nascer se repetirá pela eternidade e pela eternidade estaremos a vivenciar o dom da vida, seja deste lado ou do lado de lá, pois a vida é sempre a Vida, sem interrupções.
  Cabe a cada um, dentro de seu crescimento pessoal, dentro de sua evolução, escolher de que forma quer decifrar a questão: com pesimismo ou com otimismo. E ao final de cada indagação não perguntar:" por quê" e, sim " para que?" e quem conseguir responder entenderá os objetivos de sua existência. Sabemos que nascemos trazendo muita alegria para muitos. Vivamos de forma que quando morrermos também, ao deixar este mundo façamos a alegria de muitos outros.
  Hoje, que muitos dizem ser o "Dia dos Mortos" pode ser apenas isto, se você quiser; mais pode ser apenas o "dia dos vivos do outro lado", daqueles que vivem no mundo astral, no mundo"invisível", um dia para lembramos deles, não com tristeza, porque não foi esta a herança que nos deixaram, mas, com alegria por sabê-los bem dentro do merecimento de cada um, ansiosos o saudosos de nós como estamos deles.
  lembre-se: A verdadeira morte é não saber viver!   

Um comentário:

  1. Salve Deus!
    Um Pai Nosso em favor de todos os nossos entes que já partiram dessa roupagem material:

    PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU E EM TODA A PARTE, SANTIFICADO SEJA O TEU SANTO NOME.
    VENHA A NÓS O TEU REINO,
    SEJA FEITA A TUA VONTADE
    ASSIM NA TERRA COMO NOS CÍRCULOS ESPIRITUAIS.
    O PÃO NOSSO DE CADA DIA DA-NOS HOJE, SENHOR, PERDOA NOSSAS DÍVIDAS SE NÓS PERDOARMOS AOS NOSSOS DEVEDORES.
    NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO E LIVRA-NOS DO MAL,
    PORQUE SO EM TI BRILHA A LUZ ETERNA,
    A LUZ DO REINO, DA GLÓRIA E DO PODER
    POR TODOS OS SÉCULOS SEM FIM!
    SALVE DEUS!

    ResponderExcluir