sábado, 22 de janeiro de 2011

SOLIDARIEDADE... SEMPRE!

   Vamos refletir sobre a solidariedade; este sentimento que um dia irá envolver toda a Humanidade!

     "Amados, apesar de sabermos que totas as catástrofes e acidentes que ocorrem neste planeta são os meios de transformar a Terra em um lugar de regeneração e deixar para trás a Terra de expiação conforme hoje conhecemos, não é possível ficar imune ao sofrimento alheio. Não podemos fingir não ouvir os gritos de soccorro, os gemidos, os pedidos de ajuda. Não podemos olhar e não ver as lágrimas que correm no rostos de mulheres, homens velhos e crianças. Como não perceber a dor da orfandade, quantos filhos sem pais! Quantos pais sem filhos! Quanta viuvez, quantos amores arrancados do convívio!
Ai, daquele que não se compadece da dor alheia!
A dor e o sofrimento são meios de depurar o espírito na seara de Deus. Mas, a ninguém é dado o castigo que suportá-la sózinho e desamparado! A dor emocional é imensa, mas, se para esta somente o tempo e a fé podem trazer o alívio necessário. Porém, a matéria também sofre. Com sede e fome, dores, necessidades que o corpo clama e espera. Por isto, sempre pode-se lançar mão da SOLIDARIEDADE, que é o remédio para minimizar ad dores dos acidentados de todas as formas. Há sempre uma mão em pedido de auxílio: sempre existe uma boca faminta e sedenta, um corpo com frio e cansaço, uma cabeça necessitando de repouso...
Ajudar é estender as mãos com alegria e satisfação.
A solidariedade não é o simples ato de recolher e doar alimentos, roupas e objetos. Solidariedade é a doação interior, é a necessidade preemente de diminuir as dores e sofrimentos do outro, para que o ser ao receber a doação a receba envolta em emanações do amor e caridade. A solidariedade nasce no coração e não nas pontas dos dedos- primeiro doa-se o amor, o carinho, a preocupação; depois isto se materiliza em objetos- não os que me simplesmente me sobram e que não me farão falta, mas, naqueles que o coração sente serem necessários mais ao outro do que ao doador, ainda que este objeto me seja caro e necessário!
Solidariedade sempre! Não só nos momentos de desastres coletivos que nos comovem e nos fazem querer ajudar. Solidariedade com os que a cada dia sofrem seu particulares e individuais desastres, no silêncio e na solidão. Olhe à sua volta, não será difícil pereceber que perto de você tem muitos e muitos seres precisando de algo que vocês pode dar! A palavra de consolo ou de incentivo, a prece de coração, a mão estendida, o olhar de compreensão também são atos de solidariedade!

 Como forma de enriquecer este modesto texto, faço postar a mensagem No aprendizado da caridade , do livro " Vigiai e Orais, de Carlos Botelli com ensinamentos do Espírito Irmão José.
   
  No aprendizado da Caridade 

 A prática da caridade sempre te ensejará as melhores lições.
Fornecerá material para tuas reflexões en torno das bênçãos  que normalmente ignoras em tua vida.
Possibilitar-te´-á enxergar o que não vês nos privilégios que desfrutas.
Abrandar-te-á o espírito de insatisfação, mostrando que em tua carência existe excesso.
Que dispões em ti mesmo de infinitos recursos que simplesmente desconsideras.
Que a tua capacidadee de ser útil é tão ampla quanto te parece ser a necessidade dos semelhantes.
A vivência na caridade te propiciará o amadurecimento espiritual de que só ela é capaz.
Colocarás silêncio nos teus lábios, discernimento em teus ouvidos e alegria em tuas mãos.

Amados, convido-os a assistir o vídeo com a ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO, para nos inspirar mais ainda a praticar a solidariedade e o amor ao p´roximo hoje e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário