terça-feira, 22 de novembro de 2011

vale do Amanhecer na Universidade Federal de Juiz de Fora.






Salve Deus, meus irmãos. Que as Forças Benditas da Corrente Indiana do Espaço se façam presente em nós!
Como postei há dias atrás e conforme prometi, hoje farei o relato acerca da apresentação feita na Universidade Federal de Juiz de Fora, sobre o Vale do Amanhecer. Percebi que a grande maioria das pessoas presente sequer tinham ouvido falar do Vale ou de Tia Neiva!
A apresentação foi parte de um seminário sobre Religiões e personagens religiosas, entre elas, Buda, Mãe Menininha, e Mestre Irineu ( Santo Daime) entre outros, no Curso de Pós Graduação de Ciência da Religião.
Para fazer o trabalho acadêmico, o Professor Ocimar, que professa  Candomblé e Umbanda, fez uma extensa pesquisa sobre o Vale do Amanhecer, sendo que, conforme relatou fez contato com o Templo Mãe e, através do Mestre Gilmar recebeu farto material, também procurou-nos no Templo Tanor e, chegando num dia de Retiro foi acolhido na forma que nossa Mãe nos ensinou. Ocimar destacou que na Doutrina não existe nada que não pudesse observar, registrar ou fotografar, tendo o cuidado somente de tirar fotos dos rituais.
A apresentação foi do surpreendente ao emocionante, sempre com muito respeito por Tia Neiva. O certo é que o pesquisador relatou muitas nuances da vida de Tia que eu nem sabia, demonstrando que foi fundo no trabalho. Isto, trouxe aos presentes aquilo que já sabemos: foi uma mulher incomum, de uma coragem e determinação férreas, que realmente possuía uma mediunidade extraordinária.
No que se refere à parte de elementos, imagens, símbolos, rituais o pesquisador se declarou incapaz de expor com clareza sobre o assunto, uma vez que, diante da riqueza e variedade de simbologia que forma o acervo do Amanhecer, cada elemento daria uma pesquisa de Mestrado ou Doutorado.
Em certo momento, foi lida a descrição que Tia faz do Jaguar senti um grande energia de emoção em alguns presentes, diante da simplicidade e profundidade das palavras. O certo é que todos os presentes ficaram muito impressionados com a Doutrina e com nossa Mãe e Mentora por sua coragem, determinação e conduta. É evidente que, par alguns tudo não passa de um emaranhado de conceitos, imagens e referências aleatórias, sendo que questionou-se a vinda e volta para Capela, a transcendentalidade da Doutrina e a profusão de cores e símbolos, as indumentárias mas, no final, o Professor que coordenou o trabalho deu um esclarecimento sobre os símbolos e rituais religiosos, explicando que até mesmo no catolicismo e nas Religiões mais antigas houve esta apropriação , que nos primeiros tempos se parece confuso, mas, que faz todo sentido para os seguidores.
Foi destacado também o crescimento da Doutrina pelo Brasil e pelo mundo.
Ao final, pedi a palavra e, em brevemente falei sobre a simplicidade da Doutrina do Amanhecer, que é apenas manipulação de energias, sobre a base da Humildade, Tolerância e Amor através da caridade prática, onde atendemos os encarnados e desencarnados dentro dos ensinamentos do Mestre Jesus.
Percebi, meus irmãs, que nossa Doutrina é tudo aquilo que sentimos e sabemos; mas, como disse Tia Neiva, é desnecessário tentar explicá-la a todos, pois nem todos tem condições para receber tais ensinamentos. A estes, devemos doar nossa compreensão e nossas emanações de amor e compreensão. Salve Deus.
Mas, como nada acontece por acaso, não é á toa que a Doutrina do vale do amanhecer tem sido foco de tantos estudos nos meios acadêmicos e sociais. Há um propósito Maior nestes acontecimentos. Cabe a nós, jaguares, apenas cumprir nossas missões. Salve Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário