segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Vale do Amanhecer: uma incógnita?




Tem crescido muito o interesse que a Doutrina do Vale do Amanhecer tem despertado em tantas pessoas e em tantos lugares diferentes; este interesse não se limita à simples observação ou a produção de reportagens, querem mais do que um conhecimento superficial e este fenômeno tem ocorrido, com grande frequência entre os meios acadêmicos e intelectuais, com a laboração de teses, artigos e monografias que tentam "desvendar" o mistério ( tem gente que acha!) do Vale do Amanhecer.
Algumas pesquisas são sérias e os pesquisadores têm boa intenção; mas, alguns tentam, nestes caminho encontrar elementos para denegrir a doutrina e os médiuns da Corrente. É preciso que cada um de nós se cerque de cuidados ao ser procurado por tais estudiosos. Não tentar mostrar um conhecimento que não tem, não e por a intimidade da Doutrina, dos rituais, responder ou esclarecer em linguagem clara e objetiva para evitar equívocos ou mau entendimentos.
Não temos nada a esconder, mas, também não temos nada a expor para os que não tem condições para entender o que sabemos com tora a convicção!
O Mestre Filgueira (Templo Mãe) informou em seu Blog "amanheceremnotícias" que houve um equívoco por parte de uma repórter estrangeira que, recentemente procurou retratar o Vale em seu país. Por isto sempre é prudente que estes contatos sejam feitos por Mestres com real condições para informar e explicar nossa Doutrina, que é simples sem ser simplicista e sempre lembrando que a maioria das palavras têm ais de um sentido e que cada um dá o sentido que quer...
Em minhas buscas virtuais encontrei mais um estudo intelectual sobre a nossa Doutrina e encontrei sob dois títulos; o primeiro sob o título " Nova Era e suas idiossincracias no Brasil: O caso do vale do Amanhecer ( UFAL) e o segundo, "Performance, Corpo e identidades. A imersão Religiosa no vale do Amanhecer., o autor é Amurabi P. Oliveira e consta que este artigo foi apresentado no XI Congresso Luso-Afro- brasileiro de Ciências Sociais Diversidades e (des) Igualdades da Universidade Federal da Bahia, que aconteceu em Salvador, de 07 a 10 de agosto de 2011.
Vocês, meu irmão, minha irmã, pode ler o artigo na íntegra no www.abnr.org.br/ojs/index.php./anais/article/185.
Faço transcrição de um pequeno trecho:
                
                "Os pretos velhos são espíritos de escravos negros
                 que pela sua humildade tornaram-se participantes
                 da "Lei da Umbanda". Quando eles descem o cor-
                 po do neófito se curva,    retorcendo como de um 
                 velho esmagado pelo peso dos anos(...) Falam com
                 uma voz rouca, mas suave, cheia de afeição, o que
                 transmite uma sensação de segurança e familiaridade
                 aqueles que Vêm consultá-los.( Ibdem, p 75).

Estas imagens e performances encontram-se presentes na realidade do Vale no fim das contas dá a sensação de um grande déjá vu,seja las entidades em si, seja pela experiência da incorporação e apresentar-se como um antigo código acessado aqueles que posicionam e professam os mais diversos credos, ainda que tal código seja, neste contexto,, manipulado de modo que se a pessoa acessar referências mais amplas ao mesmo temo simbolicamente mais eficazes.
A incorporação permite que médium  bata no peito, sussurre, trema as mãos, dê conselhos. Sua performance permite criar uma dimensão intersubjetiva entre o médium e aquele não iniciado, que procura os serviços espirituais do vale do Amanhecer. Ao mesmo tempo diz algo sobre o mesmo, situa-o no espaço social como já afirmamos, afinal a performance diz muito sobre o médium: tempo na doutrina, percurso religioso, grau de eficácia de seus trabalhos.
Tal vivência religiosa traz novas possibilidades e novos arranjos, permitem a sensação de déjá vu acompanhada da sensação de nunca ter visto ou vivenciado algo do tipo.
Sem dúvida o Vale do Amanhecer  aponta para um caso limite da singularidades da Nova Era no Brasil, te quão plastica pode ser tal movimento, em especial no que tange à incorporação de elemntos pertencentes à religiosidade popular.

É importante que nós, jaguares saibamos que, nossa Doutrina não precisa de propaganda e nem nunca buscou pois as forma de chegada do encarnado e desencarnados aos Templos são direcionadas pela Espiritualidade ou pelo compromisso da criatura. Também devemos saber e temos consciência que, por mamarmos tanto esta Doutrina, queremos falar da mesma, expô-la, mas, isto é um risco.
A Doutrina do Vale do Amanhecer não pode ser entendida com pesquisas, teses, estudos dogmátícos ou acadêmicos; a Doutrina que koatay 108 trouxe ela sua clarividência pode ser entendida por qualquer pessoa, ainda que com precariedade mental ou insuficiência de estudos, pois Ela não é compreendida com o cérebro, mas, com o coração!
Salve Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário