terça-feira, 5 de julho de 2011

Odiar é mais fácil do que amar

/
"TODA A FORMA DE AMOR VALE A PENA', diz música que toca no rádio. Porém é certo que toda forma de amor é doída: tanto ao amor fdilial, como o amor sensual, como o amor fraternal. Pois amar é muiiiiiiiito difícil! è difícil porque existe ao lado deste amor, o medo da perda, o ciúme, a insegurança, o temor da traição. Manter-se em pé, amando, é mais difícil ainda e é preciso muita força para que o AMOR se eternize e não desande por um problema qualquer, diante do primeiro obstáculo; o amor é uma forma de reajuste ads mais difíceis!
O ódio, ao contrário, é um sentimento que se basta, nem é preciso que o outro nos odeie; basta qoue o odiemos para praticar a vibração negativa, para ter a satisfação interna do "desejar mal". O ódio não se acaba por qualquer problema e nem diante de qualquer obstáculo; ele, não raro se fortalece, fica mais e mais forte quanto mais difícil é destruir o ser odiado. Dizem que amor e ódio são sentimentos irmãos, apesar de ser uma verdade parcial pois muitas vezes aqueles que hoje amamos já foram nossos desafetos passados e, inconscientemente recordamos este fato. Mas, não podemos aceita isto como verdade absoluta, porque o amor é força criadora e o ódio é poder destruidor que age não só contra o que é odiado  mas, e principalmente contra quem odeia!
Quando se ama, sempre achamos que "amamos demais" e que não temos do outro o retorno adequado, adequado ao tamanho do "nosso amor"; sempre se quer mais, chegando muitos casos a verdadeiras obsessões entre vivos.Quantos casamentos, quantos relacionamentos amorosos acabam porque esta condição de etrena insatisfação não é compreendida? Quantos filhos se afastam do lar diante das exigências descabidas do pai, da mãe ou de ambos? Quantos irmãos de sangue se separam por um achar que o outro não reconhece o seu apreço?
É, meus irmãos, o ódio, ao contrário, se alimenta e se basta com um simples olhar, um  simples gesto, um simples pensamento maldoso em direção ao que se odeia. Por isto é preciso cuidado! A facilidade é sempre atraente mas, ao final sua conclusão, o seu preço é a dor.  O amor, o lado difícil da vida, de amar e dar amor simplemente, sentimento que parece nos enfraquecer, nos subjugar é o sentimento que ao final nos fortalece e mantém em pé.
Por coincidência( ou não?) ouço uma gravação de Tia Neiva e neste instante ela começa a falar sobre o amor e seus perigos e o ódio e suas consequências e estas são as palavras que podemos ouvir da boca de nossa mãe:

"Porque a dívida por amor é bem mais difícil. O inimigo é bem mais fácil saber, guardar as coisas de fora para dentro é bem mais difícil e se guarda. Se arma contra a pessoa. Começa a guardar ódio, guardar rancor, qualquer palavra serve para desarmonizar eàs vezes vão às vias de fato..."
O certo é que amar sempre vale a pena. O ódio nada nos traz de positivo, o amor deve ser estendido a todas as pessoas e a todos os seres. salve Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário