segunda-feira, 18 de julho de 2011

Palavra de Aganara: frequência ao templo; quantas vezes devo ir ao templo?


    A frequência do Médium do Amanhecer ao Templo tem sido objeto de constantes questionamentos- injustificados- pois tudo foi esclarecido por Koatay 108, sendo que o que ocorrido é que muitos mediuns querem interpretar as orientações de Nossa Mãe dentro do que lhes interessa. Por isto, muitos afirmam que o trabalho espiritual deve ser prioridade na vida , que todo jaguar deve priorizar seu trabalho espiritual, relevando tudo o mais a um segundo plano; outros, entretando, alegam que uma hora trabalhada com amor é mais importante do que dez dias "sem amor", sendo que imputam, inclusive à Tia Neiva, tal absurdo!! O certo é que se comportar, pautar e transmitir ensinamentos que não faz parte do acervo da Clarividente e, portanto, da Corrente é muito perigoso, tanto para si como para os outros. Por isto, vamos pesquisar no Acervo Doutrinário do Vale do Amanhecer o que existe de verdade sobre o assunto,considerando dois pontos:
Primeiro- é impossível e até questionável que um médium ( do Amanhecer ou de outra doutrina) viva exclusivamente para os trabalhos mediúnicos dentro do templo; isto porque todos tem compromissos familares, sociais, profissionais e mesmo financeiros que devem e precisam ser cumpridos, sob risco de gerarem encargos cármicos ou materiais ao mesmo; Podemos até, afirmar sem medo de errar que, o médium pode exercer sua missão 24 horas por dia, mesmo fora do Templo, através de seus atos e palavras em prol da Lei do Auxílio, mas isto é outra história. O que vamos buscar entender e o trabalho como jaguar DENTRO DO TEMPLO, nos rituais e trabalhos.
Segundo- Também não há como medir esta suposta hora trabalhada com amor, pois nem mesmo o próprio médium tem condição de fazer esta autoavaliação isenta de erro,uma vez que o ser humano ainda não tem uma forma de dimensionar "o que é amor" no real significado deste sentimento, não da palavra.
Por isto, meus amados, para evitar erros  e equívocos que podem por em risco a nossa missão,vamos nos iluminar nas muitas "cartinhas" pelas quais Tia Neiva nos deixou ensinamentos ricos e valiosos para nos conduzir em nossa vida missionária. E, assim, encontramos os seguintes registros sobre o assunto. Vamos pedir ao Divino Mestre Jesus que estas palavras caiam sobre nós,nos esclareçendo para o perfeito entendimento ; assim nos disse nossa Mãe Clarividente:
"A cada dia nossas responsabilidades estão aumentando e, por isso, é preciso ficarmos cientes da vida fora da matéria" ."Cultivai e seu coração o amor, a alegria e o entusiasmo para que, em todas as horas estejas pronto a emanar e a servir na Lei do Auxílio".(carta aberta n. 6,9.4.78) " Tenha na mente que, quando sintonizamos no desejo de servir com amor, servimos sempre, temos algo a oferecer( 4.10.77). "Observai bem o que fazer do tempo, do teu tempo, do teu sacerdócio, da tua missão, e nele procura impregnar todo o teu amor, o que puderes na perfeição da tua conduta, emitindo e comunicando a Doutrina que te foi confiada para não perderes qualquer afeto na froteira da Morte" ( 12.12.78). "Vamos levar mais a sério o nosso compromisso e busquemos sempre em nossas origens  e em nossas heranças a energia e a segurança para que possamos seguir com perfeição a trajetória que escolhemos quando assumimos vir a este planeta para redimir nossas culpas e débitos contraídos em outras encarnações. Somente o trabalho nos ergue e nos faz compreender que quando trabalhamos com nossos irmãos estamos em contato com Deus"( 14.8.84). "É preciso que se sacrifique em favor  do grande número de espíritos que se desviam de Jesus(...) Eu sofro  em ver tanta incompreensão... Deixar milhares de sofredores esperando,  as suas vítimas do passado, e não esperam nem mesmo a bênção de Deus para serem felizes (Reili e Dubali). " Esqueçam seus problemas, suas dores que perturbam a personalidade e procurem  dedicar-se dando o melhor de si, levando a Lei de Auxílio onde quer que se faça necessário. Porque é terrível o efeito de uma negativa para ajudar em um trabalho, pelo simples motivo de não estar disposta, ou por não ter sido escalada especificamente para aquilo(...) Quando há escassez de ninfas não se justifica que, por simples questão de preferência haja mais ninfas do que o necessário para a relização de um trabalho, ficando outro paralisado ( Ninfas Consagras peo Reino Central); estas duas citações finais, dirigidas às Ninfas se encaixam perfeitamente na conduta de Doutrinadores e Ajanãs! Nos ensinamentos acima nosa Mãe nos alerta  para aresponsabilidade da missão que assumimos e assim devemos entender, pois sabemos que ela, por amor à sua missão, por responsabilidade outrnária muitas vezes atravessava o dai sem qualquer alimento, pela falta de tempo, pois jamais preferiu se alimentar do que levar o alimento espiritual aos famintos que a procuravam. também sabemos que, mesmo gravemente doente jamais deixou de trabalhar no Templo, muitas vezes até por 20, 22 horas diarias pois tinha consciência que muitos " doentes espirituais" por ela espravam! O bom filho ouve sua mãe e segue-le os exemplos!
Os Mentores também nos alertam para a nossa conduta dourinária, como Pai João de Enoque que afirma que a hora de brincar já passou; Pai Seta Branca que nos chama à Razão com a célebre frase:"O Hoem que tentar fugir de sua meta cármica ou juras transcedentais se perderá como o pássaro que tenta voar na escridão da noite". Mesmo Humarran ensinou, um dia, â Tia Neiva que " a vontade de quem busca honestamente servir aos seus irmãos não tem limites". O grandioso Ministro Ypuena em sua mensagem de 18.02.11 nos traz um dos mais lindos conselhos sobre a necessidade de trabalharmos com afinco no auxílio dosmais necessitados, quando diz" Negar a caridade a teus familiares é uma carga que ninguém gostaria de receber. Então ajude... ajude. Venham às reuniões, participe! Faça movimentar nos mundos espirituais a tua  força, a tua luz. O milênio... milênio é de caridade. Lá fora há fome, há guerra, há doença, há miséria,aqui dentro não; aqui dentro há trabalho, há conforto, há reuniões, há congregação, há caridade... Então vocês estão de mãos cheias, aqui dentro não se diferencia ninguém por coisa alguma. Todos vós estão uniformizados e os uniformes são iguais. Todos vós são filhos de Pei Seta branca, em Cristo Jesus. Todos, todos os Mentores são unânimes em nos mandar trabalhar, trabalhar incessantemente; nehum Mentor de luz, até o presente momento nos orienta a buscar desculpas e justificativas para a inércia.
 Podemos ( e devemos) buscar, ainda, ensinamentos do Trino Tumuchy que nos leva a entender que embora no Vale do Amanhecer todos sejam médiuns e recebam o tratamento de "Mestre", muitos não são mestres no real significado da palavra. Mário Sassi, no fascículo n. 1 das " Instruções práticas" registra que :" O Mestre não é o professor que ensina a lição eque aplica a palmatória no aluno. Ele é o medíum que evoluiu dentro da Doutrina e viv a vida mediúnica com amor e assuiduidade".; ainda no fascículo 2, p. 20, preleciona: Você só deve procurar se iniciar se já conseguiu estabelecer um relacionamento seguro com o Templ. Você pode estar bem desenvolvido mas não se dispor a prestar serviços regulares. Se você não tiver motivo suficientemente forte para não prestar serviço regular no Templo procure resolver isso antes de se iniciar.
Assim, além da necessidade e do amor é preciso responsabilidade para ser médium. A assiduidade aos trabalhos é muito importante assim como o é nas nossas oficinas de trabalho, onde somos obrigados a comparecer para trabalhar sob pena de sermos demitidos ou exonerados. Ninguém falta ao trabalho material senão com uma forte justificativa, porque não agir, também no serviço que prestamos a Jesus da mesma forma? Sabemos que para que o trabalho seja realizado é preciso a presença dos trabalhadores. E se alegarmos que só trabalhamos quando o fazemos com amor, devemos saber que o amor é  mais provado quando a exigência é maior. Pois é muito fácil em trabalhar com amor quando tudo vai bem: não temos um programa social legal, nosso time não vai jogar, não é o capítulo final da novela, não tem um bom filme para assistir, ninguém está fazendo aniversário... São muitas as desculpas e, quando não há nada para nos desculpar vamos ao Templo "com amor" ainda que seja de mês em mês, ou de dois em dois meses... quer dizer "quando me dá na telha", não me interessando se muitos pacientes estão lá esperando uma luz, uma palavra de conforto; não me importando se o trabalho não será realizado por falta de mediuns, se filas de desencarnados voltarão sem a Doutrina e o amor que eu tanto encho a boca para falar. Saiba, meu irmão, minha irmã, que o verdadeiro amor é aquele que se manifesta quando menos achamos que temos condições para amar; o verdadeiro amor é aquele  que eu venho trabalhar para diminuir a dor do meu semelhante mesmo sentindo minhas próprias dores; o verdadeiro amor é aquele em que venho trabalhar para resolver o problema do outro, mesmo estando também cheio de problemas; o verdadeiro amor é aquele que eu venho trabalhar triste e abatido na esperança de trazer ao outro alegria e harmonia... afinal, é dando que se recebe, não é? E mesmo que eu não tenha amor para trabalhar sei que o trabalho deve ser realizado e que os Mentores decidam se, apesar de toda a dificuldade de tenho ou problema que apresento se o trabalho foi feito ou não com amor.
O Trino Tumarã, em suas observações( p.152),ranscreve as seguintes palavras de Tia Neiva:" E nosso merecimento depende da nossa conduta doutrinária. Nõ se deixar levar pels caminhos floridos que levam aos negros abismos, não desafiar as leis físicas e sociais, não contrariar sa consciência levado pelos falsos brilhos das tentações e das vaidades; não largar os seus compromissos materias, a vida no lar, a família, enfim, estar sempre alerta para o cumprimento das leis, E o mesmo Trino Triada Tumarã nos lembra da parábola dos talentos nos dizendo que o egoismo o servo que recebeu o talento e não o multiplicou lhe rendeu a condenação de seu patrão. " Isso se refere ÁQUELE QUE RECEBEU A SUA MEDIUNIDADE e por egoísmo, não se dedica à lei do Auxílio, não multiplicando o valor que recebeu da Espiritualidade Maior".
Agora, meu amado, se você vem ao Templo para fazer outras coisas que não trabalhar, tais como rever amigos, passear, conversar, fofocar e ficar andado de um lado para outro, é melhor que fique realmente em sua casa, com sua falta de amor; porque nem mesmo a hora que você acha que trabalhou "com amor" pode não gerar  bônus; além do mais sua desarmonia pode contaminar todo o corpo mediúnico. Mas, lembre-se que Tia Neiva lhe avisou: " O medium desenvolvido não deve ficar muito tempo fora da Lei de Auxílio pelo perigo de adoecer.
O certo é que cabe ao médium saber equilibrar suas atividades dentro e fora da Doutrina de forma a exercer com competência e responsabilidade os seus compromissos, tendo em mente que nenhum é mais ou menos importante: são iguais em importância para uma vida equilibrada. Entretanto, o Medium que trabalhar incansavelmente, com afinco e assiduidade, dando não só amor mas o exemplo de superação tem direito, inclusive a gozar férias, se assim quiser. " O Homem por sua própria estrutura física e mental, precisa descansar, tirar férias, SEM PREJUÍZO de suas atividades ede suas obras, pelo menos uma vez por ano, deve buscar um período em que possa desfrutar junto com sua família momentos de lazer e diversões, a fim de estreitar seus laços familiares e alivia tensões dentro da condição QUE PERMITAM O FUNCIONAMENTO DO TEMPLO NA LEI DO AUXÍLIO( refer-se aos Adjuntos e entendo que a todo o corpo mediúnico-Observações Tumarã).
Salve Deus, meu irmão e minha irmã, se depois de ler estas linhas escritas com base no Acervo Doutrinário do Vale do Amanhecer você ainda acha que somente o amor é a medida para a sua freguência ao Templo: o dia que está "amando, vai; o dia que não está amando, não vai) faça um sincero exame de consciência: quantas vezes você pensou estar sentindo amor e estava enganado; Lembra-te de quantas vezes confundiu o amor com egoísmo, com amizade, com vontade de possuir... Impulsione o seu trabalho mediúnico com a  prática da caridade,com a humildade, a tolerância , que o amor virá naturalmente enriquecer o seu acervo. Mas, se ainda assim você achar que pode ir à Casa do Pai apenas quandose sente diposto e em perfeita sintonia, ou quando precisa se livrar de um mal ou uma dor pessoal, Salve Deus! Você tem o seu livre arbírio. Mas, não transmita o que você pensa saber como verdade doutrinária porque quando você emite um ensinamento destorcido da verdade, além de arcar com as consequências do seu ato para a sua evolução, ainda terá como acréscimo a carga do seu irmão que assimulou o que você transmitiu e desviou a conduta conduzido por suas palavras. Tenha sempre em mente que a sua conduta doutrinária é a sua sentença!





.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário