sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Felicidade perfeita segundo Francisco de Assis: o que é felicidade para um jaguar?

 O que é a felicidade para os Mestres do Vale do Amanhecer? È possível ser felis neste mundo? O que precisamos para sermos felizes?




                     Este texto me chegou ás mãos através de um amigo, que não conheço pessoalmente, talvez jamais venha a conhecer, mas, a quem muito admiro pelo pouco contato que tive com ele sei que a amizade é algo maior do que entendemos e almejamos. Mas, hoje, ao reler este texto, que este amigo me apresentou pensei que está chegando a época do Natal, quando as " felicidades" se manifestam e cada criatura concebe sua felicidade num carro novo, num celular novo modelo, numa roupa de marca, numa ceia farta.... Nada contra, nada contra... cada um busca a felicidade da forma e com os meios que entender melhor. Porém, este texto nos mostra a grandiosidade de Nosso Mentor Maior quando na roupagem de Franscisco de Assis e podemos perceber a evolução espiritual do mesmo e, desta forma tentarmos pelo menos, senão imitá-lo ( pois somos ainda muito imperfeitos) , pelo menos nos espelharmos no comportamento celestial do Pai e buscar inspiração para nossa conduta nestes tempos de consumismo desenfreado e nesta época em que "as felicidades" conquistadas são tão passageiras. Salve Deus! 

     E assim se passa a história:

    "Leo e Francisco não haviam comido nada o dia inteiro, e Leo, que não tinha a mesma capacdidade de jejuar de Francisco imaginou que um ensopado bem quente podia chegar perto da definicção de felicidade, pelo menos naquele momento em que seus hábitos estavam molhados, elameados e tão frios que uma crosta de gelo se formara em todo o contorno das bainhas; e estas lhes batiam contra os pés descalços, machucando-os. Todavia, foi sensato o bastante para não admitir sua fraqueza para o Santo.
 _ Diaga-me, Pai_ pediu ele.
_ Suponha irmão que um  mensageiro venha em n ossa direção aqui na estrada e afirme que todos os mestres em teologia de Paris entraram para a Ordem. isso não seria a felicidade perfeita.  Ou que todos os prelados que apóiam o ultramontanismo de juntarem a nós, e mais os bispos e arcebispos, e mais os reis dos Francos e dos Ingleses. isso também não seria a felicidade perfeita. ou que todos meus irmãos foram ter com incrédulos e os converteram todos à fé, ou que eu recebi a graça divina de curar os doentes e fazer muitos milagres. Ouça o que lhe digo irmão Cordeirinho, a felicidade perfeita não estaria em nenhuma dessas coisas.
 _ Mas, então o que é a felicidade perfeita?
Francisco respondeu:
_ Quando chegarmos a Porciúncula, encharcados de chuva e morrendo de frio no portão, o porteiro apareceu e perguntou zangado:"_ Quem são vocês?"- e nós respondemos:- somos dois de seus irmãos, e ele não acreditou e disse:_ nada disso, vocês são dois trapaceiros vagabundos que andam por aí enganando e roubando as pessoas. Vão embora!, e não abrir para nós, deixando-nos do lado de fora, sob a neve e chuva, com frio e fome... Então, se aguentarmos todos esses insultos e cruéis rejeições com paciência, sem nos perturbarmos e sem reclamar, e se poderarmos que o porteiro realmente nos conhece e que Deus o faz falar contra nós, aí está, Frade Pecorello, a felicidade perfeita.
 São Francsico continuou:- E se continuarmos a bater no portão, e o porteiro aparecer, muito zangado, mas eu insistir: " Sou Frei Francisco", e ele responder:" vá embora, sujeito simplório e inculto. Desapareça de uma vez daqui, porque somos tantos e tão importantes que não precisamos mais de você. Vá para o asilo Crosiers e bata à porta deles." " E se pegar um bastão de madeira e agarreando-me pelos capuzes, nos atirar na lama e nos atacar até cobrir nossos corpos de feridas e machucaduras... Se nós aguentarmos todas as maldades e aceitarmos os insultos com alegria e amor em nossos corações, refletindo que devemos compartilar dos sofrimentos do Cristo Abençoado com paciência, por amor a Ele ... isso, irmão Cordeirinho, seria a felicidade perfeita e a salvação da alma!
( Do livro"Em Busca de Respostas, de Ricardo J.A. Lins apud " A Conspiração Franciscana, de John Sack"

    Meus amados, embora todos saibamos que " a felicidade não é deste mundo" não nos cansamos de buscá-la. Sempre que estamos felizes esquecemos o sofrimentos passado e damos graças a Deus, porém, como tudo neste mundo é passageiro, ao entrarmos novamente em infortúnio, maldizemos a vida e até o próprio Criador.Domindo passado, durante os trabalhos do Templo semana passada, uma irmã, ninfa Lua, me confidenciou que pensa em abandonar a Corrente e está frequentando uma igreja envagélica, porque só tem tido problemas e dificuldades, físicas e amorosas, tendo sido até abandonada pelo companheiro. Vi o desespero em seus olhos e ouvi com carinho o que me dizia e embora uma grande tristeza tenha me invadido, não interferi em seu julgamento. Os trabalhos nos esperavam e não posso invadir o livre arbítrio sob pena de arcar com as consequências. Apenas disse para que ela não resolvesse nada sem pedir orietanções aos mentores e que tivesse um boa conversa com Seta Branca. Estou torcendo, sinceramente, para que esta irmã se encontre.
Por isto eu, que durante minha doença, consegui pensar sobre algumas questões, consegui durante breve períodos de consciência relembrar da conversa que tive com a Ninfa e por coincidência(?) reli o texto acima postado e me perguntei: Porque procuramos a religião, para que buscamos a Jesus, para quê queremos chegara à Deus? Sabemos que este planeta é um planeta de provas e expiações, ninguém vem aqui para passeio ou férias. Estamos aqui para nos reajustarmos e evoluirmos tanto quanto possível. Então,  porque nos negamos tanto a aceitar os sofrimentos e as tristezas que enfrentamos desde o dia em que nascemos até o dia de nossa morte? Porque, (ainda me causa mais perplexidade) os mediuns que integram a Doutrina do Vale do Amanhecer acham que podem ter regalias, terem somente momentos felizes e tranquilos, fartura material e viver como se tudo fosse uma eterna festa?!
Meus amados, infeliz quem pensa que Deus faz barganha com suas criaturas! E o caminho da evolução é penoso, é difícil. Jesus disse-nos"_ Aquele que quiser me seguir, que passe pela porta estreita.". A porta estreita, meus irmãos , é a porta da dificuldade, do sofrimento, da agonia, da desilução, da incompreensão.
Jesus, o Filho dileto de Deus, o Ser mais evoluído e perfeito que viveu neste planeta para servir ao Criador passou por inumeráveis sofrimentos, da repúdia à crucificação! E todos os seguidores do Cristo, os que buscam trilhar seus passos para também, um dia, chegar a Deus Pai Todo Poderosos, sofreram mais e muito mais do que outros homens, incrédulos e pagãos. Como queremos nós, infelizes filhos de seta Branca, pobres sofredores encarnados exigir felicidade, paz e alegria como retribuição por serviços prestados no Vale do Amanhecer ou em qualquer outra Casa religiosa? È claro que podemos pedir bênçãos de necessitamos, pequenas conquistas e vitórias, algum bem estar físico e tranquilidade em nossa família e, certamente nos serão concedidas, dentro de nosso merecimento para que tenhamos condições para a prática da missão mediúnica, mas nada mais do que isto! É como o patrão que cuida da segurança e bem estar de seus funcionários para que eles tenham condições para realizar os trabalhos que estão encarregados de fazer. nada mais do que isto.
 Meu rimão, minha irmã, se você buscar a história de vida de todos os que serviram a Causa Crística, devotando toda a sua vida ao serviço do Mestre Jesus, há de constatar que TODOS, sem exceção, viveram muitos e intermináveis sofrimentos; mas, também saberá que a todos foi dada uma força extraordinária que lhes permitiu cumprir a missão até o fim.
  Nossa amada e eterna Mãe Clarividente sofreu muito após assumir sua missão: males físicos, maledicência, desconfianças, traições, miséria... mas, sua força, a força que retirava de Jesus a permitiu concluir com grande êxito sua missão. Numa época em que, desesperada pelos problemas que surgiam de todos os lados, recebeu a seguinte orientação da " Senhora do Espaço":   

 " Se você insistir em pensar no Mal, na Dor, na Doença, você atrairá para si mesma. A planta extrai do solo vários elementos curadores, no entanto, precisamos conhecê-las, porque muitas são mais venenosas do que as serpentes.
   Ajude sempre, e não exija condições.
   Ajude com despreendimento, não exija agradecimentos, nem gratidão. Quem ajuda ao próximo, está na realidade ajudando a si mesmo, não minta, para que o seu sono seja tranquilo.
  No "livrinho" extraído do Acervo da CLARIVIDENTE, podemos ler:" Eu sofria demais. Minha enfermidade piorava dia a dia, como também aumentava os enfermos, os deseperados e as despesas que eram só minhas..." Noutro trecho: "Agora, meu companheiro e chamou e disse não não seria possível chegar a tanto e, já estava vivendo com uma moça. Tive um choque e voltei a "estaca zero", não podia admitir o que ouvia". E mais: "Sozinha naquela serra, com mil preocupações em min ha cabeça. sozinha, sim, como é triste a solidão..." Mas, mãezinha seguiu até o fim, marchando garbosamente em direção a Deus! Fez dos sofrimento e dificuldades degraus para o astral superior!
 Salve Deus, amados. nós, encarnados neste planeta não devemos jamais pensar que aqui viemos ser felizes porque, ainda não merecemos a felicidade, porque ontem, assim como hoje, a muitos levamos sofrimento. Devemos ter consciência que a verdadeira felicidade é aquela que vem exclusivamente de Deus, aquela que não tem modelo novo, cor da moda, preço ou prazo de validade. Devemos agradecer as dificuldades porque para nós, jaguares, os sofrimentos são os mecanismos para quitar nossa dívida cármica e as dificuldades são mecanismos para evoluirmos espiritualmente.
   Nestes dias que estive doente, ouvia: " Cruz Credo, Jurema, quanto mais você vai neste Vale do amanhecer, mais você tem problemas, olha como você tem adoecido!".; Graças a Deus fiquei muito contente com isto, é sinal que meus Mentores estão me concedendo oportunidades para meus reajustes e pagamentos de débitos passados. Porém, o que a pessoa não sabe e eu sei, é que hoje, seguindo a Corrente sinto-me mais forte interiormente e espiritualmente, com capacidade para suportar isto e muito mais sem desânimos ou desesperos desnecessários! Salve Deus.
  Por isto, não vamos buscar as riquezas deste mundo de ilusão, vamos trabalhar, incessantemente para um dia, sermos felizes em meio as Riquezas Divinas. A você, meu irmão e irmã que leu toda esta postagem, medite sobre o que quis falar. Se achar que as palavras são verdadeiras, guarde em seu coração; se achar que esta insignificante ninfa perdeu tempo, delete de seu pensamento. Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário