quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aculturação do Médium- vale a pena ler!!

              A aculturação do Médium ( Mário Sassi- No Limiar do IIIº Milênio)
                       
   A palavra " cultura" tem dois sentidos, um geral e outro perticular. De modo geral  cultura é o aprendizado que uma pessoa faz no seu meio ambiente, sua maneira de viver. De modo particular a cultura é o aprendizado de um conjunto de idéias específicas, como por exemplo cultura física, cultura filosófica,, etc. Nesse sentido existe, portanto, uma "cultura espírita", ou seja, o conjunto de idéias, normas, tecnicas e práticas que regem o espiritismo.
  Essa cultura, entretanto, é complexa e variável conforme a época.  o lugar e o grupo. O que há de mais aproximado para uma " cultura espírita" é a obra de Allan Kardec e seus divulgadores. A Codificação Kardecista é ampla  e preenche perfeitamente a mais exigente necessidade de acuklturação espírita.
Mas, a própria evolução do espiritismo e a tendência natural para o sectarismo nos leva ao convceito de Mediunismo, totalmente abrangente, pois se refere a coisas básicas do ser humano, portanto, livre de qualquer injunção. O Médium no sentido popular é uma figura humana de dons excepcionais. O Medium no conceito dso mediunismo é um ser humano comum, ou seja: todos os seres humanos são médiuns.
Para uma aculturação Kardecista é necessário, de mod geral, haver um mínimo de escolaridade, pelo menos saber ler. è muito difícil concebber um grupo mediúnico cadercista sem leitura. Já na Umbanda, a transmissão doutrinária é predominantemente oral, formando com isto uma cultura mais  particularizada. Ambas, naturalmente, são reflexo de grupos sociais e obedecem as leis sociológicas. Como grupos, eles têm, logicamente, certo exclusivismo que, em termos doutrinários, significa sectarismo.
   No conceito amplo de mediunismo, podemos citar ainda os grupos mais fechados, embora tais grupos não aceitem a mediunidade como aconselhável. O problema aí entra em termos de "cultura intelectual", o qu o torna mais exclusivo, etc... Falemos, portanto, em termos de " aculturação mediúnica" que irá tornar o problema bem mais simples.
  Mediunidade, senod algo natural, inerente ao ser humano, te, logicamente, meios naturais de aprendizado. Decorre, daí, que a aculturação mediúnica é apenas aculturação geral, como comer. vestir, estudar, etc., coisas que tanto podem ser feitas por pessoas cultas como incultas.
   Cabe aqui um parêntesis: a experi~encia da Humanidade em termos de aculturações específicas em massa têm sido sempre desastrosa. Basta para isso que se olhe o calendário das guerras e das lutas sociais para se ter uma idéia.
  A oportunidade ´so existe para todos  se a cada um for dado o que pode absorver e não uma cultura padrão, geralmente mal assimilada.
  Duas coisas são fundamentais no desenvolvimento do médium: a tecnica da mediunização e o conhecimento sensato da vida fora da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário