segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O dia em que Jesus chorou.

                         O dia em que Jesus chorou



        Amados, certo dia estive  pensando sobre esta questão, e me vi perguntando: teria Jesus chorado? Acredito que o nosso Divino e Amado Mestre, apesar de toda a sua evolução espiritual, tenha tido e sentido sentimentos muito próximos dos nossos. Pela leitura do Santo Evangelho vemos Jesus alegre, triste, solidário, enérgico...
   Podemos encontrar mesmo o registro das vezes que o Mestre chorou. A questão é: porque nosso Mestre teria chorado?
   Uma das passagens que quero registrar está em Lucas (19-37,42), o evangelista assim registrou o acontecimento:

   " Quando jesus estava junto à descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão de discípulos começaram, alegres, a louvar a Deus em voz alta, por todos os milagres que tinham visto... " No meio da multidão, alguns fariseus disseram a Jesus: " Mestre, manda  que teus discípulos se calem" Jesus respondeu:" Eu digo a vocês: se eles se calarem, as pedras gritarão."
    Jesus se aproximou e quando viu a cidade começou a chorar, E disse: Se você também compreendesse o caminho da Paz! Agora, porém, isto está escondido aos seus olhos!"
  João em seu Evangelho, narrando os fatos decorrentes sobre a morte de Lázaro ,  no capítulo 11, 32-35, assim descreve o ocorrido:
"Então Maria foi para o lugar onde estava Jesus. Vendo-o, ajoelhou-se a seus pés e disse:" Senhor, se estivésseis aqui, meu irmão nã teria morrido". Jesus viu que Maria e os judeus que iam com ela estavam chorando. Então Ele se deteve e ficou comovido. E disse :" Onde vocês colocaram Lázaro?". Disseram: " Senhor vem e vê."" Jesus começou a chorar.
  Ora, nos é muito difícil imaginar o "nosso" Jesus chorando, logo ele, que tantas pessoas fez feliz. Porém se analisarmos as situações que levaram às lágrimas o Glorioso Mestre, podemos entender, de forma modesta, o que realmente aconteceu.
    Jesus, veio ao mundo, trazer a Verdade sobre o Reino de Deus, ensinando que somente se retorna à Deus através da evolução espiritual , numa sociedade cheia de preconceitos, falsas crenças e fanatismos. Numa sociedade de castas, de poder e de crueldade. Porém , jesus pregava a inversão de todos os valores vigentes à época. Pregava a paz ao invés da guerra, o amor ao invés do ódio, e perdão, a caridade...
   Apesar da crença  da Reencarnação ser difundida naqueles tampos, a população não tinha idéias claras sobre esta benesse Divina e Jesus, através de parábolas buscava eo homem para a importãncia do "nascer de novo" e da necessidade do amor e do perdão. Porém igual crianças que não conseguem entender a lição do professor, o povo daquela época não conseguia absorver com clareza o ensinamento do Cristo, sendo que a Doutrina Crística era ( e é ) a única forma, o único caminho para nos elevar na escala da evolução espiritual. Então, naquele dia que Jesus adentrava em Jericó montado num jumentinho, o povo alegre, festejando, sem entretanto entender que ali, naquela hora. se cumpria uma antiga profecia. Na verdade, a maioria estava ali sem qualquer entendimento sobre a Doutrina Crística ensinada pelo Divino Mestre e muitos, totalmente alienados, ainda  pediram que calassem as vozes dos que louvavam a Deus! Jesus chegou a exclamar para  cidade:" Se você também conhecesse o caminho da paz!". este caminho tantas vezes apontado e explicado para o ser humano, que incessantemente busca andar por estradas tão diversas, buscando com seus próprios pés o desepero e a intranquilidade!
 Na morte de Lázaro,Jesus, estava tranquilo porque sabia que tudo acontecia para a Glória de Deus, também sabia que por sua força espiritual podia através do Pai celestial trazer Lázaro à vida... por que choraria, se sabia que a morte não existe? Porém, Jesus pode ver o choro e desespero dos judeus e de Maria à frente da morte. como algo irreversível e definitivo, quando tantas vezes Ele ensinou o contrário! Neste momento Jesus chorou comovido ao perceber que as "Coisas do Céu! ainda era um mistério para os seres da Terra.
 Não sou nenhuma iluminada nem estudiosa do assunto, mas, acredito que a tristeza de Jesus, o motivo das lágrimas escorrerem pelo seu santo rosto, foi a constatação que os Homens ainda estavam carregados de ignorância, que ainda se debateriam  por séculos e milênios no desconhecimento das Verdades Eternas, que não tinham ainda interiorizado seus ensinamentos, não percebiam o caminho da evolução tantas vezes apontado e explicado, até por meio de parábolas! Jesus se entristeceu por ver quanto ainda aqueles seres sofreriam para entender o verdadeiro sgnificado de suas palavras, de sua missão. Foi um choro de piedade pela Humanidade ainda tão involuida. Ainda hoje vemos muitos seres humanos, nossos irmãos, que se negam a aceitar e entender que a reencarnação é uma bênção Divina para que possamos voltar e fazer certo e assim evoluir e por isto milhares a perdem, perdem esta bendita chance de quitar débitos passados, chance de reajustar-se com seus cobradores, chance de cumprir uma missão que, provavelmente seria a sua redenção! Deus ao nos permitir retornar à este plano, em vidas sucessivas, age como um professor compreensivo que dá várias oportunidades para que o aluno prove o que aprendeu ou que aprenda realmente a lição modificando seu modo de ser; ou um generoso Pai que dá muitas e muitas chances ao filho rebelde de aprender e melhorar. Como nos disse Mãe Clarividente " O Homem vive e se alimenta  das coisas que Deus criou." Somente perto de Deus podemos nos realizar, somente na realização espiritual podemos ser felizes porque divina é a nossa origem e espiritual é a nossa essência. Jesus chorou por nós. E ainda chora por ver tantos filhos sofrendo por não compreender que sua palavra é  a chave do Reino do Céu, que só seu ensinamento é único caminho para Deus;  Jesus ainda deve chorar pela Humanidade pois ainda erramos demais, ainda esquecemos demais e ainda O ignoramos demais, por isto tanto sofrimento entre nós. Porém, podem querer nos condenar, apedrejar, maldizer... julgar e condenar, podemos errar e algumas vezes acertar... mas, Jesus sempre estará de braços abertos e sorriso nos lábios para nos receber, confortar e compreender; basta, apenas que busquemos seus ensinamentos e os pratiquemos: amor incondicional, caridade verdadeira e perdão sem limites. Salve Deus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário