quinta-feira, 17 de março de 2011

Aspecto religioso do espiritismo: A nova Revelação- Conan Doyle





O Espiritismo forma um conjunto de ideias e ensinamentos compatíveis com todas as religiões.  Seus princípios fundamentais são a ontinuidade  da personalidade humana eo poder  de comunicação depois da morte, fatos básicos que tem uma importância primordial no Bramanismo, Maometismo,  Persismo e Cristianismo. Além disto, o espiritismo se avantaja a estas  religiões porque se dirige a todo o mundo. Só existe uma escola para aqual é absolutamente irreconciliável: a escola do materialismo, que tem esgotado o mundo e é causa radical de todos os nossos infortúnios.A compreensão e aceitação do Espiritismo são fatores essenciais para salvação da Humanidade; do contrário, cada vez cairá ela mais baixo dentro campo utilitário e egoísta do Universo.
Perguntar-se-à porque as  antigas religiões não salvam o mundo de sua degradação espiritual. Responderemos: todos intentam fazê-lo, mas todas tema fracassado. As  igrejas que as representam degeneram e se tornaram mundanas e materiais. Perderam todo o contato com a vida do espírito.  e se contentaram com o referir-se aos tempos antigos e entregar-se a umas orações e a um culto externo à base de tão arrevesadas  e inbcríveis teologias, que a ineligência honrada sente náuseas só em pensar nelas. Ninguém há se mostrado tão cetico e incrédulo acerca das manifestações do espiritismo como  o clero, não obstante ostentar uma crença que só se funda em fatos análogos aos nossos, ocorridos outrora: sua absoluta negativa em aceitar agora esses fatos dá a sua medida dasinceridade de suas convicções.
temos procurado demonstrar a existência dos sinais materiais que os governantes invisíveis da  Terra  enviam para satisfazer  a procura  de provas materiais exigidas pela mente da Humanidade atual. Temos demonstrado, mesmo assim, que a esses sinais acompanham mensagens espirituais semelhantes às que receberam as grandes figuras religiosas do mundo primitivo, renovando a fogueira de crenças que hoje está quase convertida em cinzas. Os Homens haviam perdido o contato com as  vastas forças que o rodeiam, o o espiritismo, que é o maior movimento registrado desde há dois mil anos , vem salvar-nos  dessa situação, dissipar as nuvens que os envolvem e mostrar-lhes novos horizonte, dentro em pouco o vale também estará iluminado.

              Amados, este texto nos faz pensar na grandeza desta Doutrina que não pertence ao mundo material imperfeito que viovemos; mas, é uma criação Divina colocada à nossa disposição para nossa evolução e cresciemnto espiritual. estes  textos, escritos pelos primeiros espíritas são verdadeiras jóias lapidadas na fé e na certeza da existência do mundo espiritual, saído das origens, não contaminados pelas vaidades e egocentrismo tão comuns nos meios espíritas atuais. Conan Doyle escreveu este texto que integra  seu livro " História do Espiritismo, surgido,pela primeira vez na Inglaterra em 1926.

Nenhum comentário:

Postar um comentário