sábado, 19 de março de 2011

O pote rachado- leia e conte para quem você quer bem!

 Este conto indiano é para você que duvida de seu valor, que precisa se valorizar ou... valorizar alguém ao seu lado, que acredita não ser importante ou que pensa não fazer algo relevante!







        O pote rachado

   Um carregador de àgua na Índia levava dois potes grandes , ambos pendurados em cada ponta de uma vara que ele carregava apoiada em seu pescoço.
Um dos potes tinha uma rachadura enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de àgua no fim da longa estrada entre o poço e a casa do patrão. O pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente: o carregador entregando um pote e meio de àgua na casa de seu patrão.
O pote perfeito estava orgulhoso porque cumpria seu trabalho corretamente, porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição e sentia-se incapaz por realizar apenas a metade do que havia sido designado a cumprir.
Após esses dois anos sentindo-se amargurado por não conseguir completar corretamente o trabalho, o pote falou para o homem um dia à beira do poço:
   _ Estou envergonhado e quero pedir desculpas.
   _ Por quê?- perguntou o homem._ De que você está envergonhado?
   _ Neses dois anos eu fui capaz  de entregar apenas a metade de minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a àgua vaze por todo o caminho até a casa de seu patrão. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo este trabalho e não ganha e não ganha o salário completo pelo serviço- disse o pote.
O homem ficou triste pela situação do velho pote e com compaixão, falou:
   _ Quando retornarmos para a casa do meu patrão, quero que percebas as flores ao longo do caminho.
De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado n otou as flores selvagens ao lado do caminho, e isso lhe deu certo ânimo.
   No fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha.
   O homem disse:
  _ Você notou que pelo caminho só havia flores ao seu lado. Eu, ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia, enquanto voltávamos do poço, você regava as sementes, que viraram flores.
  Por dois anos eu pude colher essas lindas flores para ornamentar a mesa do meu patrão. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça à sua mesa.
Cada um tem os seus próprios e únicos defeitos. todos somos potes rachados. Nunca deveríamos ter medo de nossos defeitos. Seos receonhecermos eles poderão causar beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário