sábado, 12 de março de 2011

Fui ao carnaval... e agora? : Palavras de Aganara


 FUI AO CARNAVAL... E AGORA?


Amados, uma ninfa me fez esta pergunta, pois estava muito preocupada se tinha saído da "conduta doutrinária"; entendo não ter o direito de exercer o papel de conselheira dos demais integrantes da coutrina, pois apesar do princípio " Mestres ensinando Mestres", há uma hierarquia a ser seguida e devemos saber quando podemos ou não "aconselhar e/ou orientar" os demais sem nos endividarmos esperitualmente, há, nos Templos, Mestres instrutores e os próprios Adjuntos para  esta missão. Porém, o assunto merece um reflexão a que não podemos fugir e aqui no "CIGANA AGANARA", é possível postar a opinião que me cabe dentro da minha evolução e que serve ao objetivo do Blog, pois todos os que lerem a postagem, podem ( e devem) refletir sobre o que está escrito, aceitando ou não a opinião ( dentro da evolução de cada um), entendendo de forma diferente e, até criticando através de comentários, que por respeito a TODOS não são excluídos e nem selecionados. Mas, Amados, temos que entender que vivemos em um mundo cheio de ilusões e tentações mundanas e neste mundo devemos viver da melhor forma possível e, através desta vivência, evoluir. O "velho Homem" ainda existe dentro de nós, e cada um, ser vivente neste planeta, assumindo ou não a missão Crística, ainda leva dentro de si o germe da luxúria, da alegria falsa e desenfreada, da vaidade, de todos aqueles falsos valores, tão verdadeiros aos filhos afastados de Deus! Entretanto, não é pelo simples fatos de sermos jaguares( ou evangélicos ou católicos praticantes, budistas, etc) que nos santificamos a ponto de viver acima dos aconteceres mundanos.
A diferença é que quando nos voltamos para uma missão em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, já não damos tanto valor às coisas que supervalorizávamos antes, vemos tudo de forma diferente, vemos tudo dentro  do amor incondicional e, por isto acima da luxúria carnavalesca temos que ter amor suficiente para entender que aqueles seres, corpos apenas, expostos, em busca do prazer desenfreado da vaidade, às vezes do uso de àlcool e drogas, sexo irresponsável não são os verdadeiros filhos de Deus, pois os verdadeiros filhos de Deus são seus espíritos que, por causa de suas faixas evolutivas ,ainda não coneheceram o desejo de retornar ao Pai, valorizando ainda mais o mundo material em detrimento do mundo espiritual. também não podemos cair no erro de entender que todos os foliões estão unidos aos baixos sentimentos e licenciosidades carnavalescas, muitos buscam apenas distração e alegria momentânea, não podemos julgar.
Mas, a questão que nos traz a esta reflexão é se nós, jaguares, podemos participar do carnaval. O carnaval, na verdade é uma festa que acompanha a Humanidade deste as eras primárias da origem do homem, derivou-se das festas em homenagens aos deuses gregos e romanos, mais específicamente ao deus Baco. posteriormente passou a ser os dias da irreverência e da igualdade, quando na Idade Média se subvertia a   ordem natural da Sociedade, quando qualquer pessoa do povo podia ser rei ou nobre, se "vingando" a opressão imposta pelos governantes e que as mulheres podiam se vestir de homens " vingando-se da opressão que sofriam". Tais festas eram escapes do povo sofrido daquela época...  Assim, existia além dos cortejos, danças e músicas nas ruas, a escolha do Rei dos bobos; a eleição para o Rei  do Povo, etc, que reinavam naqueles dias de inversão, baixando decretos e leis que valiam durante os festejos e entre os filiões. Com a evolução dos festejos, o carnaval, passou em vários países a ser o dia de festa em que o povo reslmente pode fazer e dizer tudo o que pensa, de forma crítica, sem que isto seja uma ofensa ou crime. Assim, por exemplo pode-se caricaturar um político corrupto e/ou cantar uma marchinha sobre as roubalheiras de outro sem qualquer punição. Nas diversas partes do mundo, o Carnaval é sempre uma festa popular, com características próprias de cada país. No Brasil, o Carnaval, tornou-se uma festa erotizada, com corpos desnudos e músicas maliciosas, muita ingestão de tóxicos e drogas por foliões sem qualquer limite ou limitação. isto nos faz associar o carnaval a um festa do Mal, do Pecado e da Imoralidade. Acontece que nem todo o carnaval é assim. nas pequenas cidades, a festa é engraçada e quase infantil. também as crianças brincam de forma saudável e inocente...
Para nós jaguares, é muito difícil, pelo nosso mediunismo ficarmos junto a energias negativas, que sabemos existir nestes dias, onde vários espíritos desencarnados se associam aos maus foliões, aos que buscam a festa para saciar baixos desejos e atingir perversas sensações, atuando como cobradores e obsessores; há também, profusão de espíritos vampirizados pela farta ingestão de comida, bebida e drogas... Há os espíritos brincalhões que se aproveitam para espalharem as brigas e desentendimentos. Tudo isto torna quase impossível nossa presença neste tipo de comemoração. Mesmo porque, a partir de nossa Iniciação na missão de Jesus, com nossa evolução espiritual, passamos a ver o mundo e suas ilusões com menos avidez, quase indiferença, a não ser para interferir, mediunicamente para o Bem e o Bom.
Então, se alguém fora este tipo de festa, uma vez que ainda sentem necessidade de participar, devemos ter o máximo cuidado com as atitudes e comportamentos, evitando tudo que possa lhe condenar  em posterior e pessoal julgamento. Como já disse um Espírito de luz: " Tudo posso, mas nem tudo devo".
A quem pensa em criticar áqueles, jaguares ou não, que participaram dos festejos de MOMO, devemos lembrar que o Mestre Jesus não veio para os santos e salvos, como Ele mesmo disse, os sãos não precisam de médico e foi muito criticado em sua época por sua convivência com os seres mais inferiorizados espiritualmente. Em Marcos- 2: 16-17)), podemos ler:" Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Eles então perguntaram aos discípulos:" Por que Jesus come e bebe junto com os cobradores de Impostos e pecadores?" Jesus ouviu e respondeu:" As pessoas que têm saúde não precisam de médicos, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar os justos. mas, somente os pecadores." desta forma, não nos cabe fugir do mundo e da convivência social, pois em todo lugar podemos levar a luz de Jesus, por isto a  nós Missionários do vale do Amanhecer é adequado o trabalho incessante nestes dias e para terminar, faço trasncrever um pequeno parágrafo do "Bhagavad Gita", um dos livros mais antigos da Terra, preferido por Mahatma Gandhi; livro cuja sabedoria foi pensada por sete grandes mestres da Índia:
"Pela prática da abistinência pode alguém amortecer seus sentidos e torná-los insensíveis aos prazeres sensitivos; mas não se torna necessariamente insesível aos desejos dos mesmos; o desejo dos prazeres sensitivos cessa somente quando o Homem entra em contato com o Espírito Supremo dentro dele".


E mais:" Todos os rios desaguam no oceano, mas o oceano não transborda e em suas profundezas reina imperturbável tranquilidade_ assim é o Homem iluminado pelo conhecimento de si mesmo: de todas as partes o invadem as impressões dos sentidos_ e submergem todos no Eu imóvel e impreturbável.
Que cada um se julgue, que cada um julgue suas atitudes nestes dias de carnaval, perto ou longe da folia; e que Deus Pai Todo Poderoso nos dê a compreensão necessária para, após a formulação de um julgamento realmente Justo, nos seja concedido a possibilidade de aceitarmos a sentença que nós mesmos nos daremos. Salve Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário