terça-feira, 24 de agosto de 2010

allan kardec


È importante, não obrigatório, que saibamos como se iniciou a "NOVA REVELAÇÃO", o espeiritismo, de maneira formal em nosso planeta, que sempre foi cenário de fanatismos e ignorâncias, trazendo até os Homens a imagem de um deus ranzinza, violento e cruel, ansioso por sacrifícios de sangue; com o advento do Espiritismo, no grande movimento feito pela Espiritualidade Maior, adveio uma era de crença em um Deus Misericordioso, de Bondade infinita, que não abandona nenhum de seus filhos, dando-lhes quantas chances sejam necessárias para a evolução até o retorno às orbes celestes, de onde partiu á imagem e semelhança do Pai.

O espiritismo é tão velho como o mundo e os fenõmenos espíritas sempre ocorreram ao longo da História da Humanidade bem como o fenômeno mediúnico, que é a mediação entre o homem encarnado e a essência imortal dauqele ser humano que já não pertence a este plano.Também é possível afirmar sem medo de erros que TODAS AS CIVILIZAÇÕES sempre tiveram contato com o mundo dos espiritos, sendo este fato comprovado por seus deixados, sejma lendas, desenhos, arte e literatura.


O INÌCIO DO ESPIRITISMO DA FORMA COMO O CONHECEMOS


Em 1847, nos Estados Unidos da América, numa pequena cidade, Hydesville, do estado de NEW YORK, na casa de míster John Fox, começou a ser perturbada por estranhos ruídos que sefaziam ouvir com tanta intensidade que tornou impossível a moradia da família de forma tranquila. Apesar de intensas pesquisas e a intevenção da Igreja local, nada foi esclarecido ou resolvido. Posteriormente, a filha de john Fox, Kate, uma criança à época, conseguiu através de pancadas contatar a entidade que se manifestava, descobrindo-se chamar-se Joseph Ryan e ter sido mascate durante sua vida terrestre. Convidou as jovens para fazersessões públicas nas quais ele convenceria os incrédulos de sua existência os fanáticos da fé incentivaram a multidão contra a famíla Fox.Posteriormente passaram-se a comunicar por meio de pancadas na mesa, ao invés das paredes e de prancheta onde ao invés de pancadas, as irmãs Fox usavam uma prancheta para a comunicação.

O fenômeno se espalhou em pouco tempo por várias partes do mundo, época que se tornou popular o divertimento com as mesas girantes e as bincadeiras com as pranchetas onde as pessoas faziam preguntas frívolas para serem respondidas pelos espíritos, sendo a maior sensação nas reuniões festivasdas familiasda época.

Esta fase do espíritismo foi necessária para que o Homem tivesse contato com o mundo dos espíritos de forma lúdica e como uma brincadeira, fizesse este contato sem receios e sem maiores pretensão.

Porém, chegava a hora de acabar a brincadeira e começar o estudo sério do fenômeno, que a parir do seu estudo, comprovaria a imortalidade da alma e a evolução do Homem enquanto ser imortal. Vários homens sérios, cientistas e renomados estudaram o fenômeno e estes são considerados os precursores da Doutrina Espírita, cujo conhecimento se espalhou pelo mundo trazendo uma nova visão acerca da existência da Vida. O Espiritismo não veio para se tornar uma nova Religião, mas, uma meta de vida a todos os seres encarnados que desejem evoluir e crescer espiritualmente. Pode ser considerada uma Ciência ou pode ser considerada da forma que o ser entender melhor, porém, deve ser sceita por inquestionáveis provas que os " grandes vultos do Espiritismo colheram em exaustivas pesquisas sobre os fenômenos.

Muitos homens e mulhres contribuíram para a expansão mundial do espiritismo, porém, neste BLOG, teremos contato com alguns. Convido a todos que lerem estas linhas a buscar o contato com os livros que serão citados e tenho certeza o aprendizado será confortador. salve Deus.



ALLAN KARDEC
Hipolyte Léon Denizard Rivail, nasceu em Lião,a três de outubro de 1804 de uma famílai antiga que sedestacou na magistratura e na advocacia, não seguiu estas carreiras, inclinando-se ao estudo das ciências e da filosofia. educado na escola de Pestalozzi, tornou-se dos mais eminentes discípulos deste célebre professor. Já aos 14 anos ensinava o que sabia aos condiscípulos.

Nascido sob a religião católica, mas educado num país protestante teve que suportar atos de intolerãncoia que o levaram a pensar numa reforma que levasse a reunificação das crenças.

Sempre ligado ao estudo da ci~encia e à Educação, o Professor Rivail criou engenhoso método para criança contar, tendo se destacado nso meios acadêmicos por suas numerosas obras de educação, sendo que tis obras eram muito usadas naquele tempo e algumas, recentemente foram reeditadas por sua importãncia didática.

Com o surgimento do fenômeno das mesas girantes, Rivail se dedicou ao estudo sistemático do fenômeno entreviu desde logo a princípio de novas leis naturais" cujo conhecimento haveria de lançar luz sobre um a imensidade de problemas tidos por insolúveis, e lhe compreendeu o alcance do ponto de vista religioso".

desta forma, assumindo o pseudônim o de ALLAN KARDEC que usou em sua encarnação como DRUIDA, ele se colocou á disposição da Espiritualidade para compilar obras "ditadas" pelos espíritos a fim de trazer do Mundo Invisível os ensinamentos que caberia ao Homem saber para melhor se encaminhar neste planeta. Alln Kardec, não era medium, ou não tinha a mediunidade necessária para o trabalho e, por isto, utilizou-se de "mediuns de ilibado renome" para compilar as obras fundamentais e primeiras da Doutrina Espírita, sendo chamado " CODIFICADOR DO ESPIRITISMO": O livro dos Espiritos, (1857); O Livro dos Mediuns,(1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo ( 1864); O Céu e o Inferno ou A Justiça de Deus segundo o espiritismo ( 1865), A Gênese, os Milagres e as Predições (1868); A Revista Espírita, periódico mensal, com 1ªpublicação em 1858, fundou a Sociedade parisiense de Estudos Espíritas, cujo fim exclusivo era o estudo de quanto possa contribuir para o progresso da nova ciência.

Kardec apresentou o lema que define o Espiritismo, o diferenciando de outros entendimentos acerca de Religião:


"Não há fé inabalável, senão a que pode encarar face a face

a razão, em todasasErasda Humanidade."


Morreu conforme viveu: trabalhando. Sofria do coração há muito tempo, mal que só poderia ser combatido com reposo e pouca atividade material, o que considerou impossível dian te do compromisso em trazer ao Mundo as palavras do Mundo Espiritual, desencarnando a 31 de março de 1869.

Nenhum comentário:

Postar um comentário