terça-feira, 24 de agosto de 2010



LÉON DENIS


Nasceu em Foug, 1846 e morreu em Tours, em 1929. nasceu em um vilarejo muito pobre sendo sua família também muito pobre, sendo sua casa muito humilde, assim como seus pais. Seu pai era materialista e sua mãe, espírita. Denis cedo conheceu os trabalhos manuais e os pesados encargos da família, porém sempre sentiu os auxílios dos amigos espirituais. A situação modesta da família não lhe permitiu que estudasse.

Parece que havia um misteriosa ligação entre Léon Denis e seu Mestre Allan Kardec, pois, dizia, " Reparemos em que meu nome está inserido no de Allan Kardec que, na realidade se chamava: hippolyte LÈON DENISARD Rivail", tendo sido, á época cogitado como sucessor de Kardec; interessante, também é saber que estudiosos eruditas em estudos aos papéis da Sociedade Espírita de Paris , descobriu-se que Kardec havia vivido como Druida, na Boêmia, sob a personalidade de JAN HUSS, sendo que assim compreendemos esta misteriosa ligação, uma vez que JAH HUSS foi o amior amigo e o mais eminente discípulo de Jerônimo de Praga, mentor espiritual de Denis!


"Leon Denis era quase um adolecente quando a Doutrina espírita arrebatou para sempre os caudais de sua alma vigorosa", quando ao andar pela rua adquiriu um exemplar do " Livro dos Espíritos'. Denis nos fala que " Eu tinha 19 naos quando li " O Livro dos espíritos" e isso foi, para mim, uma spúbita iluminação de todo o meu ser. Eu não exigi provas a uma doutrina que respondia a todas as questões, resolvia todos os problemas de maneira a satisfazer a razão e a consci~encia."

Denis batalhou até o último suspiro pela difusão do espiritismo mesmo quasecego e com a saúde combalida jamais abaondonou sua missão, sendo sua grande tristeza perceber a frivolidade que algumas pessoas se entregam á prática do Espiritismo. Sendo que sobre isto escreveu:

" Haverá sempre um espiritismo de baixa categoria que prejudicará o outro, mas todos aqueles que, desse espiritismo terra a terra souberam, pela paciência e perseverança, elevarem-se para uma experimentação mais alta, somente estes compreenderão toda a grandeza e eficácia do Espiritismo."

uma bela citação de Denis, é a seguinte:


" È preciso que a morte deixe de ser um motivo de horror, visto que, através dela, vemos a ascensão para a luz".


Denis escreveu diversas obras de inquestionável valor aos estudiosos das questões espíritas: O Gênio Celta, O Mundo Invisível, Spirits et Mediund, A´rés la Mort, Cristianisme et Spiritism, Jeanne D'Arc, Le Grand Enigma, Dans L' Invisible, le problem de L'Etre et de le Destine, Le Monde Invisible et la Guerr .
para saber mais sobre Léon Denis: " leon Denis na intimidade, claire baumard( secretariou Denis até seu fim de vida) -Casa Editora O clarim,
As citações são retiradas do livro acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário