sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vale do Amanhecer é é tema de forum inter-religioso


(Notícia extraída do blog da Universidade Católia de Pernambuco)

Vale do Amanhecer é tema de fórum inter-religioso.

A doutrina espiritualista cristã Vale do Amanhecer foi tema do fórum inter-religioso, realizado segunda-feira(9), na UNICAP. A professora e estudante de História Lucia Helena Campelo, de 46 anos, contou sua história dentro do vale do Amanhecer. Ela diz ter ter recebido uma educação católica sendo inclusive de uma família que formou padres e freiras. O pai de Lúcia era membro da Sociedade São Vicente de Paulo e ela chegou a acompanhá-lo às visitas que fazia às famílias necessitadas.
O encontro teve início com um vídeo da série êxtase, exibida no programa Fantástico da rede Globo, em 2005. na produção é mostrada um pouco da História do vale. Há ainda imagens feitas no templo sede, que fica em Planaltina-DF.
Aos 33 anos, Lúcia Helena conheceu um templo do Vale. Apesar do medo, reflexo da criação católica, ela logo se identificou. A professora ficou impressionada com as cores presentes no templo e oito meses depois abraçou definitivamente a doutrina.Foi no Vale do Amanhecer que ela compreendeu e desenvolveu os fenômenos mediúnicos que presenciava ao longo de sua vida.
O Amanhecer foi fundado em 1959 pela Sergipana Neiva Chaves Zelaya conhecida como tia Neiva. A crença temtem influências do espiritismo cardecista, além de culto indígena e de matriz africana. A figura chave é o Pai Seta Branca que segundo seus seguidores, teria sido São Francisco de Assis em outra encarnação.

O Vale do Amanhecer tem cerca de 600 templos espalhados pelo país que atendem diariamente apessoas de diversos credos religiosos, através de seus médiuns, num trabalho de apoio espiritual.
* os grifos são nossos.
* além de 600 templos pelo Brasil, o Vale do Amanhecer tem Templos em diversos países ao redor do mundo

Lúcia Helena é casada há 28 anos. O marido e o filho também são seguidores do Vale do amanhecer. Ela lidera uma falange, grupo de missionários, que no seu caso representa as CIGANAS AGANARAS. Embora não seja cigana de nascimento, a professora diz se identificar dentro do Vale como uma cigana. Da mesma forma, a crença engloba outras falenges como Tupinambás, Madalenas e Rochanas.

Em Pernambuco, há templos no Recife, olinda, S. Lourenço e também no interior do estado. Um dos paricipantes quis saber vinculação política da religião, visto que, nesse período diversos credos demonstram apoio a candidatos. Lúcia Helena respondeu que o envolvimento consiste em orar pela iluminação dos governantes, sem nunhum tipo de vinculação patidária. Apesar da inspiração cistã, o vale do Amanhecer não exige! conversão" das pessoas que buscam auxílio lá, estando aberto a pessoas dos diferentes credos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário