sexta-feira, 6 de agosto de 2010

NECESSIDADE DA CARIDADE SEGUNDO SÃO PAULO( O Evangelho segundo o Espiritismo, p.134)


Ainda que eu fale a ´língua dos Homens e até mesmo a língua dos anjos, se eu não tiver caridade, sou apenas como um metal que soa, e um sino que tine; e ainda que tivesse o dom da profecia e penetrasse em todos os mistérios, tivesse um a perfeita ciência de todas as coisas; e se tivesse toda a fé possível, capaz de transportar montanhas, se eu não tiver caridade nada serei. E quando tivesse distribuído meus bens para alimentar os pobres, e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, tudo isso denada me servirá.

A caridade é paciente, é doce e benigna; a caridade não é invejosa, não é temerária e precipitada; não se enche de orgulho; não é desdenhosa, não procura seus próprios interesses; não se vangloria e não se irrita com nada; não suspeita mal, não se vangloria com a injustiça, e sim com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera e tudo sofre.

Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, entre elas, a mais excelente é a caridade.( Paulo, 1ª Epístola aos Corintos, 13:1 a 7,13)


O apóstolo Paulo compreendeu tão claramente esta grande verdade que disse: Ainda que eu tivesse a linguagem dos anjos e ainda que eu tivesse o dom da profecia e penetrasse em todos os mistérios; ainda que eu tivesse toda a fé possível capaz de trasnportar montanhas, se não tiver caridade nada serei. Dessas três virtu: a fé, esperança e caridade, a mais excelente é a caridade. Coloca assim com clareza, a caridade até mesmo acima da fé, porque a caridade está ao alcance de todos: os incultos, do sábio, do rico e do pobre, e é independentede toda crença particular. E faz mais: define a verdadeira caridade; mostra-a não apenas na beneficência, mas também no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade, na benevolência para com o próximo.


SALVE DEUS! A prática da caridade é muito difícil em nossos dias em que impera o egoísmo, a individualidade, a indiferença. muitos de nós já nos acostumamos com as bárbaries e injustiças que vemos acontecer todos os dias perto de nós, atingindo nossos pobres irmãos. Também muitas vezes somos desencorajados a praticar a caridade alegando que existe muita ingratidão e muitos que não a merecem porque são preguiçosos e relapsos com a vida.

Porém, não é possível servir ao Mestre Jesus sem praticar a verdadeira caridade : fazewr o bem sem olhar quem. Devemos, antes de orar pedindo bênçãos e graças, devemos peticionar pedindo a capacidade de ser caridoso para atender a todos os irmãos na Lei do Auxílio e do amor. Não nos esqueçamos do lema espírita, transmitido pelos Espíritos de Luz que implantaram a Doutrina Codificada: FORA DA CARIDADE NÂO HÀ SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário