sábado, 18 de setembro de 2010

crescimento espiritual e evolução espiritual

Crescimento espiritual e evolução espiritual
A diferença entre "crescimento espiritual" e "evolução espiritual" é muito sutil e, à primeira vista pode nos levar, num primeiro momento a acreditar que as duas expressões são sinônimas. Percebi este fato quando, ao ler o Evangelho no Templo usei as duas expressões e ouvi um comentário que estava confundindo a coisa. certamente que não. São situações que determinam vivências espirituais diferenciadas.
A criatura pode crescer espiritualmente sem contudo evoluir. Crescer é aumentar, se abastecer. Quando eu aceito as diferenças entre as religiões, as opções pessoais de cada um, quando eu começo a achar que nem sempre estou certo, quando entendo que minha opinião de ontem não pode ser a mesma hoje, estou crescendo espiritualmente. meu espírito já consegue distinguir a Verdade e começa a ter a consciência de seu papel neste mundo. è um processo gradativo, interrompido, com muitas idas e vindas, que pode evoluir ou involuir para tornar a evoluir. Crescendo espiritualmente ela começa a descobrir o valor do amor, embora ainda sinta raiva ou ódio, algumas vezes, mesmo tentanto sufocar tais sentimentos.
Porém, a evolução espiritual já não acontece assim. A criatura quando evoluida espiritualmente ela não tem mais qualquer dúvida sobre igualdade, respeito e possui um amor tão incondicional que desconhece o ódio. A evolução espiritual é um processo finalizado , não se interrompe e não a criatura evoluída não "volta atrás", não retrocede.
Podemos tirar como exemplos o Mestre Jesus e seus discípulos. Jesus , Ser altamente evoluído espiritualmente de distinguia de todos os seus contemporâneos e, ainda hoje se destacaria de todos os encarnados, porque um ser altamente evoluído, não mais retroage, tem profundo respeito por tudo e todos e um amor tão incondicional que chega a amar seus inimigos como se fossem Ele próprio. Os discípulos, estavam em "crescimento espiritual": às vezes amavam, às vezes perdoavam, às vezes criam, às vezes duvidavam. Tinham atitudes que, embora não fossem mais de seres primários espiritualmente, ainda estavam em Crescimento espiritual, ora acertando, ora errando. E podemos ainda perceber que cada discípulo se encontrava em um nível do crescimento espiritual, sendo que uns tiveram a espiritualidade mais crescida, outros menos. sabemos que alguns, tempos depois conseguiram a evolução espiritual e outros estacionaram pois com a "morte" de Jesus desaceleraram a busca e a prática ou tiveram este crescimento mais vagaroso, como ocorreu com Marcos, Judas Iscariotes e Pedro, por exemplo.
Todos os que conviveram íntimamente com Jesus cresceram espiritualmente porque tiveram contato com as "grandes Verdades"com as lições espirituais do Mestre, porém poucos evoluiram espiritualmente! Ou somente evoluíram várias encarnações depois!
Ainda hoje é assim, nós que por nossa fé e certeza, convivemos íntimamente com o Mestre estamos em crescimento espiritual, na prática das verdades Crísticas, mas, quantas vezes esquecemos a lição e odiamos, desejamos mal, iludimos e deixamos de amar? Mas, se estivermos evoluidos espiritualmente chegaremos num estágio espiritual que tudo é amor, amor incondicional. Aí sim, falaremos a língua dos anjos e nos banharemos na Luz de Deus Pai Todo Poderoso, porque estaremos nas altas esferas celestes.
O crescimento espiritual é mais ou mesmo lento, e acontece ao longo das inúmeras encarnações, pode avançar e retroceder, é como um cair e levantar. Errar e acertar.E isto acontece até mesmo numa única encarnação: ás vezes somos altruístas e amanhã temos atitudes egoístas; por isto dizemos: "errar é humano". A evolução espiritual é o término deste processo. Como uma diplomação após um longo curso.
Mas, meus irmãos, a evolução é curso terminado. é o diploma recebido e cujo conhecimento do que foi aprendido fica conosco e jamais perdemos, por isto dizemos"amar é divino". Crescer é evoluir. Só evoluimos espiritualmente quando buscamos o crescimento espiritual pela conhecimento, pela prática, pela fé.
O que importa é que este processo não tem prazo definido, como crianças na escola que aprendem ora mais, ora menos, hoje acertam e amanhã erram, assim somos nós nesta " Escola Terra" e Deus, como uma professora consciente, espera e aceita o crescimento de cada aluno dentro da capacidade de cada um, considerando suas condições de vida e sua capacidade intelectual, sabendo que, um dia, todos irão concluir o curso. Da mesma forma, Deus que e´nosso Pai sabe que temos várias dificuldades, de várias naturezas, mas, que um dia todos chegaremos, todos concluiremos o curso para atuarmos como seres de Luz, evoluidos espiritualmente em decorrência do constante crescimento espiritual que tivemos. Ele nos espera de braços abertos.Salve Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário