segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tia Neiva e Chico Xavier-: uma relação de respeito.

" O conhecimento de que tudo é bom me libertou do mal'-Tia Neiva
O telefone só toca de lá para cá- chico Xavier



Tia Neiva e Chico Xavier: uma relação de respeito.




Muitos jaguares sempre perguntam como foi o relacionamento entre a Mãe clarividente e o Medium Chico Xavier, assunto que não é muito fácil encontrar a resposta concreta de como se deu este relacionamento. Poucas evidências, algumas pistas. O certo é que Neiva Chaves Zelaya e Francisco Cândido Xavier foram contemporâneos e portadores de mediunidades distintas; Chico, se dedicou mais a psicografia, que é a capacidade mediúnica de registrar as mensagens dos amigos do outro lado da vida, representante do Espiritismo tradicional, iniciado com a Codificação de Allan kardec, não se afastou das orientações daquele Mestre, tal como lhe foi passado pelos Guias Espirituais, pelas Falanges que promoveram a expansão da Doutrina Espírita a partir do século XIX; Tia Neiva, apesar de demonstrar respeito pelo espiritismo tradicional e até incluir algumas práticas no seu mediunismo, foi escolhida para trazer, já no século XX, o espiritismo prático, com a implantação da Corrente Indiana do Espaço, representada por Espíritos de alta hierarquia na roupagem de pretos Velhos, Médicos de Cura, Caboclos, ciganos, Indianos, que tão bem conhecemos e que nos acessoram na prática da lei de auxílio a nossos irmãos, encarnados e desencarnados.
Porém, se buscarmos nas obras que temos á disposição, tanto de Chico quanto de Neiva, podemos ter um vislumbre do relacionamento entre eles, que não foi íntimo, uma vez que cada qual tinha a sua missão específica determinada pelo Mundo espiritual, missões semelhantes, mas, não iguais. Chico, ser altamente espiritualizado, aceitava com amor toda e qualquer forma de mediunidade JAMAIS discriminando ou duvidando de qualquer medium ou prática mediúnica, que não cabe aqui ser mais específica pois, ono You tube há vídeos dos Médium falando sobre os pretos velhos e caboclos e sempre foi respeitado por condutores de outros credos, sendo que um DOS MAIORES MEDIUNS BRASILEIROS jamais demonstrou qualquer preconceito religioso. No livro" As vidas de Chico Xavier, de Miguel Souto Maior, pode-se ler o conselho dado por Chico a dois fazendeiros que tiveram a fazenda invadida por cobras:
"- procurem um benzedor... levem na fazenda...."
Desta vez quem se supreendeu fois dupla caipira. Aquilo funcionaria mesmo?
Chico tentou se explicar: o benzedor seria um médium de materialização e os espíritos
que cuidavam da natureza utilizariam seus fluidos para afastar as cobars dali...
Os fazendeiros deram o bote. e se o benzedor fosse Chico xavier?
Ele saiu de fininho:
_ Se o Chico Xavier for lá, não vai adiantar nada. Elas não vão embora. Minha tarefa é com os livros."
Nossa Mãe, embora tenha nascido na Religião Católica Apostólica Romana também acolhia seres de todos os credos, atendendo-os com o amor que necessitavam e também foi reconheceida por condutores de város credos.
No livrinho extraído do acervo da Clarividente Neiva Chaves Zelaya, encontramos algumas linhas que se referem ao seu relacionamento com Chico Xavier.. às páginas 53, ao relatar seus primeiros conflitos no abraçar de sua missão, podemos ler e aqui transcrever o seguinte:
"Os conflitos aumentavam, e eu me debatia só,só...
procurava alguns espíritas, porém, eles expunham exemplos, como se allan Kardec fosse
vivo e segurasse toda a evolução no mundo dos espíritos. Por último, se desligaram de
mim. Somente o Chico Xavier, de longe, me dava crédito.
Podemos perceber, duas verdades: uma, Mãe Clarividente apesar de reconhecer allan Kardec pressentia que o mundo mudara e que os ensinamentos trazidos pelo codificador embora fossem a base havia de construir-se o edifício, a necessidade de uma nova forma de espiritismo, mais prático, mais àgil, mais popular, acessível ao cidadão comum, simples e mais atual, que necessitava de auxílio maciço, pois pela sua clarividência, via a quantidade de espíritos ávidos em busca de Doutrina e de evolução e atendendo, também o plano espiritual com uma Doutrina mais próxma da realidade deste país.
No mesmo livro, às podemos ler às páginas 96, o seguinte relato, que registrou após uma discussão com seu companheiro, à época, Getúlio:
Neste instante, meu companheiro chegando de mansinho segurou nos meus ombros dizendo:
Já pode me perdoar Neiva? Vamos embora daqui, eu não suporto mais isto, M~e Nenêm te trouxe o recado do Chico xavier? Ele fez críticas a teu respeito.
Foi como se me tivesse dado uma punahalada. perguntei:
E você acha que eu realmente preciso estudar?
Não! absolutamente- respeondeu Getúlio- Mas você me ensinou que o Homem se evolui em todos os lugares, por que ficar aqui nesta serra com tanto desconforto!
Assim percebemos que o companheiro de Neiva e Mãe Nenem estavam cansados de tanta dificuldades e tentavam levar a Clarividente a abandonar a missão que lhe fora confiada, indo para um local de maior conforto ou de menos dificuldade. também não é motivo de desconfiança Chico ter dito que Neiva precisava estudar; este era seu sonho que não pode realizar e, em várias situações aconselhava o estudo da doutrina Espírita às pessoas: sendo ela uma católica com uma missão espírita importante seria conveniente que conhecesse as exigências da mediunidade, como a sintonia, as características do mundo espiritual, reencarnçaõ, etc., Chico não sabia que ELA JA estava estudando com Umahã!
O certo é que Chico Xavier reconheceu em Neiva uma Médium de grande potencia ( como se comprovou) e sempre apoiou a sua jornada e Neiva sempre reconheceu a importância espiritual de Chico, como costumam agir os grandes espíritos: sempre com amor e Humildade, aceitando cada um como é e com o que pode oferecer em prol da Doutrina Crística. Chico é conhecido mundialmente por suas obras literárias, jamais enriquecendo com seu trabalho mediúnico, tendo sofrido físicamente com enfermidades sem jamais ter interrompido sua missão. Mãe Clarividente é reconhecida mundialmente por seu trabalho prático na lei de auxílio, que cresceu como rama selvagem, espalhando pelo Brasil e pelo Mundo em centenas de Templos para atendimento aos sofredores dos dois planos, sofreu com grave moléstia sem jamais interromper sua missão, jamais enriqueceu com seu trabalho mediúnico. os dois Médiuns praticaram não só a caridade espiritual, mas, também a caridade material, como disse uma vez a Clarividente que era impossível matar somente a fome espiritual daquele que também tem fome de comida.
Chico e Neiva foram instrumentos da Bondade de Deus em nossas vidas, em nosso pís; jamais foram rivais, cada um, à sua maneira cumpriu a mmissão que hles foi confiada, se completam e se refletem espiritualmente. Apenas, Chico teve o lado a grande mídia e a FEB, que promovia sua figura para a venda dos livros úteis para o custeio das obras sociais cardecistas; Neiva, apresentada modestamente pela mídia, nunca pretendeu ser promovida, trabalhou no silêncio em busca de soluções solitárias acompanhada apenas do corpo mediúnico para as realizações materiais e sociais do Vale do Amanhecer!
Aprendamos a Lição dos grandes Mestres: trabalhar sempre, respeitar sempre, progredir sempre!


3 comentários:

  1. Sou medio do vale do amanhecer e sempre fiz essa conparaçao de chico e tia neiva mas nunca inconrei algo tao exclarecedor...

    fiquei sabendo que chico psicografou uma carta de um espirito que sitava o vale sera que e verdade... fer-nir@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sou medio do vale do amanhecer e sempre fiz essa conparaçao de chico e tia neiva mas nunca inconrei algo tao exclarecedor...

    fiquei sabendo que chico psicografou uma carta de um espirito que sitava o vale sera que e verdade... fer-nir@hotmail.com

    ResponderExcluir