quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Lenda da cigana Yasmim

È claro que os ciganos tem estreita relação com a àgua, relação de respeito e agradecimento por esta fonte de vida.
Acho muito interessante a crença que os ciganos temem o mar, embora o admirem e por ele tenham fascínio, sempre evitam o banho e o mergulho, como se tivessem medo das àguas e pesquisando, encontrei o fundamento desta história, que vou postar hoje, espero que gostem e também algumas considerações sobre o relacionamento dos ciganos e as àguas.
A Lenda da cigana Yasmim
Um grupo de ciganos chegou à ilha de Chipre, na Grécia e lá acampou em Limassol. As ciganas resolveram ir até a "água grande", praia para se banharem e divertirem. Em dado momento, Natascha viu que Yasmim, uma ciganinha de pele branca e cabelos e olhos pretos, tinha sido levada pelas àguas. tentaram socorrer yasmim mas, o mar já havia tragado o seu corpo.
O grupo se ajoelhou e começou a rezar na areia. Ali ficaram por 21 dias esperando que a àgua devolvesse o corpo da cigana.
No vigéssimo terceiro dia à noite, o pai de Yasmim, um cigano de nome Vlaz foi para a areia e começou a rezar de olhos fechados. Ao abrir os olhos avistou um enorme peixe que nadando e pulando nas ondas vinha em sua direção. paralisado viu Yasmim, que saíndo das àguas veio em sua direção . A filha deu-lhe, então, uma grande concha e pediu que a entregasse ao Kaku como prova e voltou para o mar, desaparecendo nas ondas.
Vlaz voltou ao acampamento e na manhã seguinte revelou ao Kaku tudo que acontecere e este revelou a todos os ciganos do grupo., que embora tristes entenderam que Yasmim seria a protetora deles na àgua grande.
Os ciganos resolveram ir embora de Chipre e na despedida, o povo da ilha deu um pão para cada cigano, costume que é uma tradição em Chipre.
os ciganos do grupo de Natascha foram embora de Chipre navegando por sobre a àgua Grande, para outros países.
È por este motivo que o grupo de Natascha tem enorme respeito pelo mar e ambora tenham por ele um grande fascínio o temem, sempre evitando contato.
Em 2 de fevereiro, o grupo leva presentes ao mar para Yasmim: comidas, flores, perfumes, sabonetes e se ajoelham pedindo sua proteção; porque tudo aocnteceu em 2 de fevereiro de 1902, na época que o Kaku era Romão, o avô da cigana Yasmim.

Um comentário: